segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ORIGEM DOS REINOS

“Uma velha lenda relacionada com a origem de antigos reinos conta que…

… um dia, quatro tribos habitantes da Península de Malaca se fizeram ao mar em grandes e sólidas jangadas de bambu, em demanda de novas terras a oriente. Durante a segunda jornada de viagem grande tempestade se formou; os emigrantes creram ver na porcela um acto do próprio Deus que lhes ordenava o regresso a suas terras, em busca dos mochos sagrados esquecidos, por descuido, nos templos. Reparada a falta, mal as aves foram encarrapitadas nos mastros das embarcações estas adquiriram grande velocidade deslizando, suavemente, num mar tranquilo.

Dias passados, por alturas de Macassar, nova tormenta se levantou destroçando as jangadas e arremessando os navegantes para as praias da ilha. Apesar de bem recebidos pela população local, os sobreviventes não quiseram aí permanecer: a ideia de prosseguir viagem atormentava-os. Num novo veleiro construído em Macassar arribaram a Flores, onde parte dos homens e mulheres da tripulação, seduzidos pelos encantos da terra, resolveu estabelecer-se. O grupo principal continuou viagem até vir a atingir, finalmente, Timor, por alturas do reino de Amatung.

Cedo, duras lutas se travaram entre os recém-chegados e os insulares, os Melus, povos primitivos e guerreiros, conseguindo os primeiros infligir pesadas derrotas e conquistar muitas terras aos nativos. Três das tribos invasoras, cujos chefes eram irmãos, haviam trazido de Malaca três plantas que foram colocadas nos locais onde cada tribo primeiro acampou. Os nomes destas árvores – ai hali, ai hico e ai timo – deram origem aos reinos de Uai-Hali, Uai-Hico e Hai-Timo; a quarta tribo ocupou a região de Fatu Aruim.

Com o decorrer do tempo o reino de Uai-Hali alcançou grande prestígio e hegemonia entre os povos vizinhos. Aos seus reis, que se intitulavam Filhos de Deus (Maromac-oan) atribuíram-se poderes sobrenaturais; a eles dirigiam os povos as suas preces.”

2 comentários:

Unknown disse...

ola irma pode ajuda enviar outra lendas antigas sobre timorenses pra mim... porque preciso muito ajuda de voce

Unknown disse...

ola irma agora iha ne'ebe ami iha Timor presiza ita nia tulun ruma atu nune'e bele hariku ami nia konesimentu iha area istoria nian. se ita iha karik arquivo ruma kona ba istoria timor nian, bele ka lae ajuda haruka hela ma ami tanba importante los