terça-feira, 28 de abril de 2009

"Senhor, faz de mim o que quiseres" Santo Arnaldo Janssen

PENSAMENTOS DE SANTO ARNALDO JANSSEN

01 de Março
Sem amor ao sacrifício não há verdadeiro fervor, nem grandes frutos. Ficariam por fazer muitas coisas, por medo, por excesso de calor, frio ou esforço, ou por não passar um mau bocado. E assim, muitas almas ficariam sem salvação.

02 de Março
Confiemos, sobretudo, no Senhor. Ele é tão maravilhoso em todos os seus desígnios. O que parecia ser um obstáculo Ele aproveita-o, frequentemente, em grande medida, para o cumprimento da sua santa vontade.

03 de Março
Confiemos em Deus que tudo guia e dirige tão sabiamente... Deste modo, não só nos iluminará convenientemente como disporá, o Senhor Nosso Deus, de tudo o que for mais conveniente e melhor nas circunstâncias actuais.

04 de Março
Sejamos assíduos e fervorosos na prática da oração e da meditação... Oxalá estas se transformem num diálogo cordial e afectuoso com Deus e na entrega da nossa alma em espírito de gratidão, amor e sacrifício.

05 de Março
Unamos a humildade ao amor e à adoração da Majestade e imensidade divinas, enquanto reconhecemos sinceramente a nossa pequenez e miséria pecaminosa.

06 de Março
Constatei que, tendo sido Deus tão bom comigo, a minha ingratidão, pelas faltas cometidas, é tanto mais desprezível.

07 de Março
Todos os confrades deverão amar-se com verdadeira caridade fraterna, reciprocamente. Ame cada confrade o seu irmão, como a si mesmo, e esteja disposto a renunciar aos seus desejos antes que a ferir a caridade.


08 de Março
Animados pelo amor, todos os confrades devem rezar diariamente pela Congregação e por cada confrade em particular, especialmente por aqueles que, por suas tentações, aflições, ou outras razões mais necessitam dessas orações.

09 de Março
Todos empregarão o maior esforço e zelo em salvar almas... pois que tarefa pode ser mais elevada e sublime do que aquela que levou o Verbo Divino a encarnar-se?

10 de Março
Não é o hábito ou as práticas externas da vida religiosa que fazem o religioso. O essencial é a entrega a Deus, dizendo: “Senhor, faz de mim o que quiseres. Contento-me com qualquer coisa”.

11 de Março
Não é pequeno o auto-domínio que se precisa para se manifestar sempre amável com todos. No entanto, esse esforço é mais bem aceite por Deus do que actos externos de penitência. Estes só têm valor na medida em que se fazem por amor d’Ele, demonstrando-Lhe o nosso amor, ou... para eliminar as nossas más inclinações.


12 de Março
Deve evitar-se responder aos pedidos dos superiores ou dos outros com um rotundo “não”. Deve renunciar-se a todo o sinal que denote impaciência, não se mostrar irritado, descontente ou agastado.

13 de Março
A amabilidade é a simpatia no comportamento, a naturalidade interior, a paz no rosto, a benevolência no olhar, que vai mais além e se comunica... como o aroma de uma flor se espalha por tudo o que a rodeia.

14 de Março
Nunca devemos perder o ânimo, ainda que as coisas não nos corram como gostaríamos. De facto, estamos na terra para ser provados na virtude, por Deus, e também na Sua santa confiança e paciência, suportando todas os incômodos e sofrimentos.

15 de Março
Que os nosso confrades se lembrem que se ofereceram como vítimas à Majestade Divina. Renovem, pois, todos os dias o sacrifício de si mesmos, não só de palavra, mas em actos e em verdade, em união com o sacrifício divino que Jesus oferece todos os dias ao Pai Celeste no Espírito Santo.

16 de Março
A paciência é particularmente necessária. De facto, a nossa vida é como um martírio espiritual, pelo qual nos parecemos mais a Cristo, “porque se sofremos com Ele, com Ele seremos glorificados”.

17 de Março
Também devemos esforçar-no por evitar a preguiça, porque provoca o fastio no serviço de Deus, afasta a alegria de espírito e é causa de muitos males. Queremos servir ao Senhor com alegria e espírito sereno, porque Ele ama aos que dão com alegria.

18 de Março
Para viver em comunidade, o melhor não é o extraordinário, mas sim, o normal de todos os dias.

19 de Março
Devemos muita gratidão, a Deus Nosso Senhor, pela extraordinária ajuda material que nos tem proporcionado em todos estes anos. Creio que é um sinal claro da sua vontade para nos indicar que devemos seguir em frente pelo caminho que nos traçou, sempre pondo n’Ele toda a nossa confiança.

20 de Março
É bom fazer ao próximo aquilo que nos parece que lhe é agradável, por exemplo, dirigir-lhe uma palavra amável. Assim tudo sai muito melhor. Procurem todos observar a caridade mutuamente.

21 de Março
Convençamo-nos de que todas as contrariedades nos dão a oportunidade de nos aperfeiçoarmos pessoalmente. Nunca desprezemos nenhuma nem pensemos que os nossos adversários estão totalmente errados. Olhemos para nós próprios e vejamos se não há nada a melhorar.

22 de Março
O Senhor providenciará quando chegar hora.

23 de Março
Os religiosos não devem assemelhar-se às velas empurradas pelo vento, mas sim à rocha viva e firme. Decididos a evitar o pecado, firmes na prática das virtudes, firmes na preservação da paz, firmes na observância da Regra. É a maneira de agradar ao Espírito Santo.

24 de Março
O culto ao Espírito Santo levar-nos-á também a honrar e a amar mais o Pai e o Filho. Ao venerar, de maneira especial, o Espírito Santo chega-se necessariamente à veneração da SS.ma Trindade, porque o Espírito Santo procede do amor do Pai e do Filho, e é através d’Ele que o Pai e o Filho bendizem a humanidade.

25 de Março
Seja louvado e adorado, Jesus Cristo, nosso divino Salvador, e Deus Espírito Santo, o Amor Eterno, que nos manifestou o seu admirável amor, bem como o do Pai e do Filho, naquela hora em que , juntamente com Eles, formou a santíssima humanidade de Jesus Cristo.

26 de Março
Procuremos suportar com paciência todos os sacrifícios e inconveniências que a vida religiosa aporta consigo. Ofereçamo-las por nós próprios e, de modo especial, também pelos missionários.

27 de Março
O que Deus faz está bem feito.Ainda quando não nos agrade completamente sabemos que Deus tem os seus sábios desígnios. Por vezes nós queremos ser homens a meias, enquanto que Deus, nosso Senhor, quer que o sejamos plenamente.

28 de Março
Os Sacerdotes e os Irmãos são filhos da mesma mãe, a nossa Congregação e têm por pai o mesmo Espírito Santo. Devem, portanto, amar-se com afecto fraternal. Portanto, quem fere esse amor e semeia discórdia entre os sacerdotes e os irmãos, desagrada ao Espírito Santo, no seu íntimo, e é um inimigo da Congregação.

29 de Março
Aquele que propaga a fé e colabora nessa obra salva não só a sua própria alma, mas também muitas outras. Deve pensar-se também na descendência dos convertidos.

30 de Março
A pedra que não se consegue remexer, deve deixar-se no seu lugar até se ter ajuda para a mover.

31 de Março
Peço-lhe que considere como sua tarefa primeira e principal, promover o bom espírito. E para consegui-lo, deve aproveitar as oportunidades que se lhe deparam.

Sem comentários: