terça-feira, 28 de abril de 2009

Cada qual deve dizer:desejo agradar a Deus, procurando cumprir fielmente, todos os dias, aquilo de que sou responsável "Arnaldo Janssen"

01 de Maio
Os erros cometidos, consequência quase obrigatória de uma deficiente experiência e falta de fortaleza de espírito, não são certamente bons, mas serão muito úteis para se ir desapegando dos laços supérfluos e faze-lo mais humilde e pequeno aos seus próprios olhos.

02 de Maio
Recordemos, queridos confrades, que quanto mais se fala, tanto maior é o perigo de pecar por expressões ou palavras irreflectidas contra o próximo. Lembramo-nos, então, das palavras de nosso Salvador das contas que terá que prestar por cada palavra inútil pronunciada.

03 de Maio
O missionário em países pagãos só poderá produzir frutos autênticos se for inspirado, piedoso e santo... Quanto se descuida, hoje em dia, a vida interior, o contacto pessoal com Deus, a humilhação própria e a procura da perfeição porque se perde em coisas externas..! A humildade é o fundamento, a humildade ilumina, a humildade é verdade, a humildade enaltece.

04 de Maio
As cruzes são pancadas que Deus, nosso Senhor, manda aos seus amados. Têm que aceitar-se com amor e acção de graças por muito que magoem. São, de facto, precursoras de graças que o Senhor, na sua bondade, deseja oferecer.

05 de Maio
A Igreja de Deus precisa, nos nossos dias, de pessoas realmente santas e não medíocres. As correntes da perdição são muito grandes. Como poderão ser vencidas com tanta mediocridade?

06 de Maio
Aspirem a uma fé viva e perfeita, e estejam sempre dispostos, inclusive pedindo-o, a morrer pela fé.

07 de Maio
Deus deseja morar no coração dos seres humanos para os tornar puros, felizes e santos, e para depositar neles os seus tesouros divinos.

08 de Maio
A vida interior aperfeiçoa-se através da contemplação. É uma tarefa difícil, tarefa de toda a vida. Por isso devemos desejar alcançar continuamente a perfeição contando com a ajuda da graça divina.

09 de Maio
O importante da meditação não são as palavras usadas, mas sim a disposição do coração. Deus olha o coração. Estimulamos o entendimento e a vontade durante a meditação. A inteligência deve descobrir o que Deus nos pede, e a vontade deve exercitar-se no cumprimento dos mandamentos de Deus. No entanto não só, mas sempre que Deus nos peça.

10 de Maio
Não cruze os braços. Pelo contrário, todos os dias peça a Deus, nosso Senhor, antes e durante a celebração do santo Sacrifício, que vá preparando o seu coração para ser um altar cada vez mais digno do Cordeiro divino feito vítima. A sua perfeição espiritual avançará ao mesmo ritmo.

11 de Maio
O valor do prémio celestial, a segurança da nossa salvação, a paz interior e a verdadeira liberdade será conforme a medida da nossa entrega.

12 de Maio
Deus, nosso Senhor, permite às vezes que um superior, ainda que excelente, mantenha algum defeito que lhe poderá causar algumas dificuldades, mas servindo-lhe, no entanto, de oportunidade para exercitar a humildade.

13 de Maio
Na juventude nós sentimo-nos atraídos pelos ideais...Isso tem as suas vantagens, mas também os seus perigos, pois se alguém fica obcecado no reino dos ideais esquecendo-se que somos pessoalmente seres pobres e débeis. Daqui resulta a importância da exortação: “Examina-te, faz o que Deus te exige evitando tudo o que te é prejudicial...”

14 de Maio
Os santos sabiam viver da fé. Não se guiavam pelas aparências mas sim pela santíssima Vontade divina. Deus, nosso Senhor, vê com bons olhos a nossa preocupação em cumprir a sua santa Vontade.

15 de Maio
Cada qual deve dizer: desejo agradar a Deus, nosso Senhor procurando cumprir fielmente, todos os dias, aquilo de que sou responsável.

16 de maio
As palavras que eu desejava gravar profundamente nos corações dos meus queridos filhos são: que só procurem a Deus nas suas actividades, e que, nunca se deixem superar por ninguém no serviço e no zelo, pelo respeito e propagação dos interesses divinos.

17 de Maio
Mantenha-se sempre subordinado à Congregação e aos superiores, em humildade e obediência.. E persevere fielmente no lugar que lhe destinou a Divina Providência.

18 de Maio
Pela oração dispomo-nos à entrada dos bens celestiais. “O que pedirdes ao Pai em Meu nome...”, e ainda “pedi e recebereis...”. Naturalmente que a sua disposição pessoal deve ser tal que peçam realmente em nome de Jesus e possam dizer: “Pai nosso...”. O mesmo será dizer, que devem ser verdadeiros filhos de Deus e gozar da sua graça.

19 de Maio
Peço-lhe que não desanime... Alguns caracteres corrigem-se com maior êxito quando tendo errado são corrigidos com toda a tolerância e paciência. Deste modo, tomam consciência do seu procedimento mais facilmente, e envergonham-se do seu comportamento.

20 de Maio
Quando iniciamos as nossas construções não tínhamos mais que um décimo dos fundos necessários. Mas avançamos confiando em Deus e conseguimos conclui-las. Faça você o mesmo... Trabalhe com todo o interesse e confie no Senhor! Ele não o abandonará.

21 de Maio
Quanto mais adversa for uma situação, tanto mais devemos confiar em Deus.

22 de Maio
A gentileza exige que façamos umas coisas e evitemos outras. Neste campo encontram-se as disputas ou alusões indirectas... A vida comunitária tem a vantagem de limar algumas arestas e asperezas.

23 de Maio
Quando aparecem tais arestas na vida comunitária, logo aparecerá alguma observação a esse respeito. Se formos inteligentes logo nos emendamos para não continuarmos a ser objecto desses subtis comentários. Terá que dizer-se então: Algo falha comigo. É preciso pois, reconhecer-se o defeito e corrigir-se.

24 de Maio
Não se devem levar a mal pequenas brincadeiras inocentes. O melhor é rir-se também. Se não se fizer assim, a situação ficará pior.

25 de Maio
Peço-lhes que confiemos no Senhor e rezemos com fervor. Mas invoquemos também o Espírito Santo. Ele ajudar-nos-á desde que nos preocupemos em honra-Lo como filhos fiéis. É a isso que me tenho atido.

26 de Maio
Procuremos aceitar, com alegria, as fadigas que a nossa vocação nos traz. Afinal não são assim tão grandes. Cada vez que se apresente uma oportunidade, alegremo-nos por poder oferecer a Deus um sacrifício e aproveitemos principalmente todas as pequenas oportunidades de cada dia.

27 de Maio
Para ser superior é preciso muita paciência, saber aguentar muitas coisas em silêncio, e esperar a altura certa para dizer a sua palavra. Para além disso é preciso ter confiança. Acontece, freqüentemente que aqueles que oferecem resistência ao princípio, tornam-se mais tarde, depois de repensar, pessoas compreensíveis.

28 de Maio
O Espírito Santo habita em nós pela graça santificante, fala e ora em nós com gemidos inenarráveis. As orações dos humanos tornam-se poderosas e trespassam as nuvens. E todas as suas obras se santificam pela força do Espírito Santo que mora nelas.

29 de Maio
“Pensar na SS.ma Trindade, poder vê-la algum dia, amá-La e contempla-La, recorda-La e gozar com ela: seja essa a meta de quanto existe” (Sto. Agostinho).

30 de Maio
“Recomendo que antes de tudo se façam preces, orações, súplicas e acções de graças por todos”.
(1 Tim.2,1). De todas as orações, esta é a mais segura segundo o espírito de Jesus e contém em si a promessa mais fiável de ser atendida. A causa de Deus obterá os frutos mais maravilhosos da terra quando conseguirmos criar nos fiéis o espírito da intercessão através do apostolado da oração.

31 de Maio
Aceite como norma, desconfiar daquelas idéias que se insinuam com certa insistência. Deixe primeiro que arrefeçam – com se costuma dizer – e comprove a seguir se ainda mantêm o sua força interna.

Sem comentários: