terça-feira, 14 de abril de 2009

PENSAMENTOS DO ARNALDO JANSSEN-MÊS DE FEVEREIRO

01 de Fevereiro
Nunca vaciles perante as aflições e tribulações. Pelo contrário agradece a Deus por elas! Porque agrada a Deus por à prova os seus servos para medir a confiança que lhe dedicam.

02 de Fevereiro
Na medida em que inclinamos humildemente a nossa cabeça, assim nos eleva o Senhor e nos dá a sua graça, que nos obtém a sua maior complacência e a benevolência dos nossos semelhantes.

03 de Fevereiro
Se por nossas culpas merecemos os sofrimentos que nos afligem, estes servir-nos-ão para expiar e satisfazer por aquelas e, continuarão a alcançar-nos graças se os suportarmos com paciência.

04 de Fevereiro
Peço-lhes que venerem muito os nossos Santos Padroeiros e rendam a Deus Espírito Santo e ao Sagrado Coração de Jesus um amor e um culto entranhável traduzido em actos de piedade.

05 de Fevereiro
Não se pense que é invejável levar uma vida livre de preocupações e aflições, mas sim suportar dificuldades e arrostar coisas difíceis com a força do Espírito Santo e em união com Jesus.

06 de Fevereiro
Entre nós, seres humanos, devemos perdoar-nos mutuamente uma quantidade de coisas e ser capazes de nos tolerar. Certo é, que cada um de nós coxeia de algum lado e é preciso arrastar-se assim, para sua própria humilhação, até à hora bendita da sua morte.

07 de Fevereiro
Cumpramos decididamente as nossa obrigações sem temer as contrariedades. Deus, nosso Senhor, que nos protegeu até agora, também o fará daqui em diante.

08 de Fevereiro
Não deixamos de dar importância às actividades espirituais no solo pátrio. Pelo contrário, colaboramos em exercícios espirituais, capelanias pastorais, e em tudo o que estiver ao nosso alcance.
09 de Fevereiro
Entrego-me inteiramente à vontade divina e deixo que Deus, nosso Senhor, faça comigo o que queira. Louvo a Sua santa vontade a todo o momento e só desejo cumpri-La. Ainda que prepare para mim situações ainda mais difíceis, estou preparado para tudo e aceito tudo o que vier das suas mãos, seja bom ou mau.

10 de Fevereiro
As feridas feitas ao nosso amor próprio saram e fortificam o coração sempre que soubermos aceitar essas moléstias como deve ser e sempre que procurarmos obter um melhor conhecimento de nós próprios, tirando as lições das críticas recebidas.

11 de Fevereiro
Humilhe-se de todo o coração e o mais profundamente possível diante de Deus e, até quanto for possível, diante dos homens. É o melhor caminho para conseguir primeiro a luz adequada do alto e, segundo, a tão necessária assistência divina para o futuro.

12 de Fevereiro
As nossas preces tornam-se poderosas e passam as nuvens. E todas as nossas obras se santificam pela acção do Espírito Santo que habita em nós.

13 de Fevereiro
O que considero da maior importância é que, sobre tudo, se tenha um pouco mais de vergonha do passado. Quão preciosa é esta santa vergonha que humilha a alma no mais recôndito do coração e provoca uma autêntica renovação do mesmo! Em seguida já se consideram como os maiores benfeitores os que nos ajudaram a melhorar.

14 de Fevereiro
Devemos expressar a nossa gratidão a Deus, Nosso Senhor, porque lhe devemos tudo o que somos e possuímos e, inclusive, o que os outros nos proporcionaram. Esta gratidão deve enraizar-se profundamente no nosso íntimo mas deve também transparecer para o exterior.

15 de Fevereiro
Aproxime-se de Deus com toda a confiança e procure edificar sempre o ninho da sua vida em santa humildade. Deus, Nosso Senhor, estará sempre aos seu lado.

16 de Fevereiro
Devemos reconhecer sempre em Deus, o nosso Pai, e sentirmo-nos seus filhos. Devemos ver no superior o representante de Deus. O respeito que lhe é devido não deve depender dos seus conhecimentos, das suas qualidades ou virtudes pessoais.

17 de Fevereiro
Continuemos a reconhecer em todas as contrariedades que Deus, nosso Senhor, dirige todas as coisas, na sua grande sabedoria e amor, e sabe fazer nascer os melhores frutos de todas as coisas desde que pratiquemos a confiança e a paciência.

18 de Fevereiro
Cumpre os teus deveres e procura fazer a santa vontade de Deus. De qualquer modo nunca permitas que as conversas dos outros te separem d’Ele.

19 de Fevereiro
A vida religiosa não consiste em viver juntos nem no hábito que se veste; e, ainda menos, só no nome, mas sim na consagração como oferta a Deus e no dever de aspirar à perfeição.

20 de Fevereiro

Que tal lhe pareceria oferecer-se todos os dias a si mesmo, em união com o nosso amado Salvador, no Santo Sacrifício da Missa? Seria a maneira de ganhar forças para manter a calma e até quando mancham a nossa honra.

21 de Fevereiro
Creio que Deus o ama e, por isso vai preocupar-se consigo, tanto mais, quanto maior for a seriedade com que procura manter o bom espírito e a santificação pessoal.

22 de Fevereiro
Supliquemos insistentemente ao Senhor que na sua bondade nos faça reconhecer cada vez melhor a nossa inclinação para o pecado e a nossa pequenez e que nos encha de uma grande confiança n’Ele e um espírito de entrega pronta.

23 de Fevereiro
Quanto maiores forem as oportunidades oferecidas e mais complexo for o trabalho realizado, tanto maior será o número de vocações que o Espírito Santo nos oferecerá.

24 de Fevereiro
Devemos deixar-nos guiar e conduzir pela mão da Divina Providência. Às vezes faz com que algumas circunstâncias nos permitam descobrir qual é a sua vontade. É a hora de por mãos à obra com toda a decisão. Quando isso não acontece, assemelhamo-nos a uma pessoa que apalpa o seu caminho às escuras.

25 de Fevereiro
Oxalá reconhecêssemos os tesouros da graça, da salvação e da felicidade que o nosso Divino Salvador nos pode oferecer de maneira que lhe fossemos fiéis com todas as forças do nosso espírito e com todo o amor do nosso coração e assim, amá-Lo de uma maneira absoluta e indivisível para sempre.

26 de Fevereiro
Os Superiores devem estar atentos às necessidades dos tempos e procurar a maneira de satisfaze-las dentro das suas possibilidades, mas nunca para além do que seja justo e útil, porque devem ter sempre presente a sua própria responsabilidade.

27 de Fevereiro
O ser humano está muito exposto ao perigo de cair em erros ou enganos. Por isso deve ser tanto mais cauteloso quanto mais ocupa um cargo. São Vicente era lento em decidir e costumava tirar muito tempo para reflectir. Claro que depois se mantinha firme nas suas decisões.

28 de Fevereiro
A correcção fraterna – quando se possa fazer com proveito – deve praticar-se “com espírito de bondade” seguindo a exortação do Apóstolo (Gál. 6,1).

29 de Fevereiro
Quanto mais nos identifiquemos com os desejos de Jesus, tanto mais verdadeiramente católico será o espírito da Congregação.

Sem comentários: