terça-feira, 28 de abril de 2009

QUERO AMAR A DEUS COM A SIMPLICIDADE E HUMILDADE DE UMA CRIANÇA "Arnaldo Janssen"

PENSAMENTOS DE SANTO ARNALDO JANSSEN

01 de Abril
Quero pedir-lhes, por favor, que se conservem unidos na fiel e firme observância do bom espírito que se manteve até agora.

02 de Abril
Se nós caímos numa ou noutra omissão que outros cometem, por exemplo, a da oração dos quartos de hora ou outras, não importa. O que é preciso saber é se agrada a Deus. É para Ele que devemos dirigir sempre o nosso olhar, pensar na sua santa complacência, e jamais nos acontecerá algum mal.

03 de Abril
O inferno esforça-se muito por fazer cair as almas. Seja cuidadoso para que esses maus espíritos não vençam o seu zelo pelo trabalho.

04 de Abril
Beijei a mão do Senhor, que me feriu, e com a Sua ajuda perseverei confiando n’Ele.

05 de Abril
De resto, não mereço ser estimado ou honrado, pois em muitos aspectos cumpri tão mal a vontade divina e, particularmente, porque sou um pobre pecador. Por isso perdôo de todo o coração àqueles que me ofenderam, enquanto que da minha parte peço perdão a todos os que de alguma maneira ofendi.

06 de Abril
Na vida conventual deve ter-se sempre em vista o bem de todos sem procurar-se a si mesmo...O coração do egoísta está cheio de amargura para com o próximo. Age com frequência de maneira impertinente e sem consideração porque só pensa no seu proveito próprio.

07 de Abril
Deve vigiar-se o coração e a língua e não deixar que manifestem qualquer descontentamento em qualquer um deles.

08 de Abril
Peço-lhe que acate e siga a santíssima vontade de Deus. É uma verdade bem antiga que Deus, nosso Senhor, guia os religiosos pelo caminho da obediência para o que mais lhes convém.

09 de Abril
Que amor mais misericordioso, que possibilitou que se me abrissem os olhos! E, agora, sou eu que devo iluminar os outros.

10 de Abril
Mantenha o bom espírito mesmo quando as coisas pareçam que vão mal. Cumprindo com a nossa parte, Deus vem em nosso auxílio. E Ele sabe tirar o bem do mal.

11 de Abril
Oh simplicidade das almas amantes de Deus, que grandes sois! De vós brota mais luz, rendimento e força do que da pretensiosa erudição.

12 de Abril
Oh santa modéstia, Oxalá vivesses em todos os estabelecimentos de educação e famílias cristãs! Veríamos crescer diante dos nossos olhos uma geração verdadeiramente natural e vigorosa.

13 de Abril
A autêntica virtude consiste em morrer para si mesmo, no amor ao sacrifício e na mortificação do homem pecador.

14 de Abril
Sem dor e aflição não se pode amar verdadeiramente a Deus aqui na terra.

15 de Abril
Sim, quero amar a Deus com a simplicidade e humildade de uma criança.


16 de Abril
É um roubo feito a Deus o daquele religioso que quer pertencer-se a si mesmo depois de se ter entregue ao Senhor. O seu dever é entregar e gastar toda a sua força e vitalidade no santo serviço de Deus.

17 de Abril
Aqueles que sabem amados e benditos de Deus têm razões de sobra para alegrar-se. É próprio dos bons religiosos ser alegres e agradecidos ao Senhor.

18 de Abril
O sacrifício de si próprio perde-se mediante qualquer infidelidade, infracção à santa Regra, desobediência e curiosidade desordenada.

19 de Abril
Não queremos pecar nem por falta de confiança na Providência nem pela sua divina condução. Se formos merecedores de alguma benção especial, ela deve proceder da santa Vontade de Deus.

20 de Abril
Criticou-se frequentemente, S. Vicente de Paulo, por realizar coisas com muita lentidão e demasiada cautela. Mas agiu assim motivado por razões plenamente justificadas: desejava actuar somente depois de conhecer bem a Vontade divina. Isso não o impediu de realizar, no campo da caridade cristã, mais do que qualquer outro antes ou depois dele.

21 de Abril
O que fazem os outros não precisamos nós de fazer. O Senhor já se encarregará de nos fazer chegar o que tem em vista para nós, e disporá os superiores para o aceitar. Não nos faltará trabalho.

22 de Abril
Ainda que o Superior não se possa apropriar da ideia de que qualquer ordem que dá está de acordo com a Vontade divina, é no entanto Vontade de Deus que os subordinados obedeçam.

23 de Abril
As coisas lá, não vão ao seu gosto. Mas a quem é que vão? Você deve sofrer. O mesmo acontece com todos. Sabia bem que ao escolher o estado religioso-missionário, os sacrifícios eram inevitáveis. Agora que é preciso sacrifício pretende desistir?

24 de Abril
Ditoso aquele a quem Deus abriu os olhos do espírito para reconhecer: Tenho um Senhor acima de mim a quem devo servir. E que acrescenta: É a Ele que quero servir!

25 de Abril
Havemos de ter um coração alegre e agradecido e manifestar a nossa gratidão com a alegria. Alegrar-nos no intimo do nosso coração e não nos afligir. Quando entoemos cânticos e salmos façamo-lo com um coração gozoso. O nosso contentamento deve transparecer também no tratamento com os nossos semelhantes.

26 de Abril
Eu devo ensinar os outros a fazer sacrifícios espirituais: dominar as suas paixões, cumprir os mandamentos de Deus, guardar a castidade, celebrar o dia de domingo. – É assim que devo construir o edifício espiritual.

27 de Abril
O mundo é do Senhor. Devemos conquistá-lo para Ele. Certamente que será uma tarefa difícil. Mas com a força e a graça do Espírito Santo tudo será possível. Ele deseja glorificar o Pai e o Filho e transformar o mundo pecador com o esforço dos seus servos.

28 de Abril
As suas palavras, tiradas das Palavras de Jesus, devem converter o mundo. Darão luz, dissiparão as trevas, consolidarão o bem e vencerão Satanás, derrubarão os altares dos ídolos e edificarão o templo do Deus vivo.

29 de Abril
Considere quanto bem deve fazer chegar aqueles que ainda o necessitam. Trata-se dos bens inestimáveis da Igreja Católica. É verdade que o seu valor está escondido aos olhos do corpo, mas foi merecido pelo Sangue de Jesus Cristo que o tornam tão valioso.

30 de Abril
Escute os outros com agrado, especialmente os seus conselheiros. Reflicta com humildade quando o criticam. No resto tenha em conta os princípios correctos. E, em todos os assuntos de importância, nunca deixe de me consultar.

Sem comentários: