quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Silêncio - Hening - Diam – Silence - Nonok

S. Inácio propõe uma maravilhosa contemplação para alcançar o Amor puro de Deus (chamada "contemplatio ad amorem"). Com o pensamento se volta à Criação e à Redenção, para descobrir como e quanto Deus nos ame! E a lama fica com um único desejo que se expressa na oração: "Oh Senhor, dá-me teu amor e tua graça: isto me basta!

Vivemos num mundo de velocidade; mundo barulhento, marcado pelo som. Hoje o mundo gosta de barulho, não do silêncio e do recolhimento; quer estar livre de leis e disciplinas. Podemos ainda falar de "busca da vontade de Deus na disposição de nossa vida?" Sabemos, barulho agitação demasiada, podem causar neuroses, desequilíbrio. Leva à superficialidade, esvazia, rouba a reflexão, o aprofundamento. O silêncio está ausente. Parece que existe medo de buscá-lo, medo de estar só; defrontar-se consigo mesmo. Isso vai incidir na falta da vida de oração, que implica em não conseguir concentrar-se, administrar o caminho, à luz do Senhor.

O silêncio nos coloca em atitude de acolhida ( Veja o episódio de Marta e Maria... )
Maria (mãe de Jesus) guardava todas as coisas em seu coração, meditando-as...em silêncio.
Minha alma é uma cela, onde vivo em companhia de Deus ( Catarina de Sena ) O Silêncio facilita-nos o Encontro com Deus. Santa Teresa dizia: Minha alma adora Deus no centro de mim mesma. O silêncio é a grande lei da vida sobrenatural.
Oh! Bem-aventurado silêncio que tanta paz traz à alma! (Sta. Teresa do menino Jesus)
O silêncio nos pesa, mas é sumamente necessário.O Silêncio cria espaço para a profundidade:O silêncio é o espaço para a profundidade.No silêncio, o homem se vê, e vê os outros e também a Deus. O silêncio é a sagrada solidão.

O ruído dispersa, dissipa. O silêncio recolhe, recupera, condensa...O silêncio torna a acção mais fecunda; sempre compensa.Assim como a germinação da semente se faz sem o conhecimento do semeador, no segredo da terra, o pensamento opera-se nas profundezas do silêncio. Ele ajuda o controle dos pensamentos.Os actos e palavras brotam dos pensamentos, trabalhados no silêncio.O silêncio é uma necessidade para o homem. Quem se dá, sem nunca se encher, acaba por se esvaziar.Calar-se é um exercício, é um domínio. Dominar a língua é uma força de domínio de si mesmo...Quem não é capaz de silêncio, desperdiça riquezas interiores.O silêncio é o lugar de planear a acção.O silêncio é condição para se conhecer.

“Fazer silêncio no meio do barulho; é questão de orar neste mundo actual.Não se irritar diante do barulho de outrem, mas fazer o seu espaço de silêncio”.(Frei Walter Hugo de Almeida)

Completou com estas palavras de Paulo VI, "A prática dos Exercícios constitui não somente uma pausa tonificante e revigorante para o espírito, no meio das dissipações da barulhenta vida moderna, mas também uma escola ainda hoje insubstituível para introduzir as almas numa maior intimidade com Deus, no amor à virtude e à ciência verdadeira da vida, como dom de Deus e como resposta ao seu chamado".

(Pentingnya keheningan untukmu dan untukku dalam hidup dan karya setiap hari...)
( A importância do silêncio para mim, para ti e para nós, nas nossas vidas e nas nossas actividades...)
(By Ir. Maria Mendes,SSpS)
Missionárias servas do Espirito Santo

Sem comentários: