terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Festa do Santo Arnaldo Janssen

Hoje, 15 de Janeiro, celebra-se a Festa de Santo Arnaldo Janssen.
Arnaldo Janssen nasceu no dia 5 de Novembro de 1837 em Goch, na Alemanha, numa família de profunda vivência cristã. De seu pai ele herdou a adoração à Santíssima Trindade e a devoção ao Espírito Santo. A leitura do Prólogo do Evangelho de São João, a oração do rosário e a leitura de revistas missionárias eram práticas constantes em sua casa. Daí vieram os traços de sua espiritualidade e de sua vida de oração. Arnaldo Janssen foi ordenado padre no ano 1837.O desejo de anunciar o Evangelho a todos, levou-o a fundar três Congregações Missionárias:
1. 1875-Sociedade do Verbo Divino
2. 1889-Missionárias Servas do Espírito Santo
3. 1896- Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua
Numa época difícil, a nível social e político, no seu país, a Alemanha, procurou sempre discernir a vontade de Deus.
Para Arnaldo Janssen "todo trabalho pelo Reino de Deus é, antes de tudo e em primeiro lugar, um compromisso de oração". Por isso, desde o princípio, pensou num certo estilo de adoração perpétua na "Congregação do Verbo Divino" (SVD), que teve em Steyl em 1875 com a abertura do primeiro Seminário Missionário na Alemanha. Em 1889 fundou a Congregação das Irmãs Missionárias "Servas do Espírito Santo". Mais tarde, com sua terceira fundação, Arnaldo Janssen, pode finalmente realizar seu ardente desejo: o dia 8 de Dezembro de 1896 colocou a pedra fundamental da terceira comunidade dentro da família religiosa de Steyl, as "Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua".
Verbo Divino - São Padres e Irmãos de diversos países e culturas, formando comunidades internacionais e consagrados ao serviço da missão na América, África, Europa, Ásia e Oceania. Estão presentes em 70 países, trabalham em áreas rurais e urbanas, dando prioridade à: Bíblia, Justiça e Paz, espiritualidade, animação missionária, comunicação e formação de lideranças. Têm a missão especial de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo em situações em que a necessidade é maior.
Servas do Espírito Santo - Hoje são 3.800 Irmãs em 43 nações diferentes, espalham em todos os continentes: África, América, Ásia, Europa e Ocenaia. Suas atividades missionárias abrangem pastoral e catequese, educação, assistência aos doentes, trabalho social, Justiça e Paz, comunicação e formação de lideranças. Dedicam-se, sobretudo, às pessoas excluídas pela sociedade, minorias e povos ameaçados, refugiados, migrantes...As Irmãs entendem seus trabalhos como um intercâmbio intercultural, como um caminhar juntas numa mesma missão.
Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua - Hoje rezam, dedicam-se e trabalham umas 400 Irmãs adoradoras espalhadas em quatro Continentes, em vinte Conventos existentes nos EUA, Argentina, Brasil, Alemanha, Holanda, Polônia, Filipinas, Índia, Indonésia e Togo.
Arnaldo Jansen, morreu em 15 de Janeiro de 1909. Sua vida foi de confiança na providência divina e de trabalho duro.
Arnaldo Jassen foi beatificado em 19 de Outubro de 1975 pelo Papa Paulo VI e canonizado em Roma, a 5 de Outubro de 2003, por João Paulo II.

Características de Santo Arnaldo:
Busca incansável da vontade de Deus;
Sinceridade nas suas observações
Amor à verdade
Profunda vida de fé e de oração
Caridade e humildade
Clareza de visão
Contribuições para a Igreja Universal

" O anuncio da Boa Nova é a primeira e a principal obra de amor ao próximo. A Evangelização é o primeiro e o supremo objectivo da Igreja na terra. Que o conhecimento e o amor de deus ilumine e faça felizes os homens e mulheres do mundo inteiro". (Santo Arnaldo Janssen)

Desejo para todos os membros das três congregações que espalham no mundo inteiro, Boas Festas do Santo Arnaldos Janssen. Para que sejamos fieis a proclamar a Boa Nova e testemunhar o seu Amor Infinito a todos.
(By Ir. Ma. mendes, SSpS-Missionárias Servas do Espírito Santo-Comunidade Portugal)

Sem comentários: