sábado, 20 de março de 2010

SALMO JOVEM DE INTERIORIZAÇÁO (salmo138)



Senhor.

Tu me penetras até ao fundo e me conheces por dentro.
Eu sei: tu conheces-me quando não paro ou quando não sei que fazer.
Entendes as minhas ilusões e os meus desejos como se fossem teus.

Deixaste o teu rasto no meu caminho.
e,no meu descanso,sentaste-te ao meu lado;
apalpaste, um a um,todos os meus projectos.

Ouves o coraçao do homem submerso no silencio.
Quando não tem palavras para se abrir a ti.

E incrível: agarraste-me totalmente.
Cobres-me com atua mão e sinto-me teu.

Como grão de oreia no deserto,
Como gota de agua perdida no mar, assim me encontro perante ti.
Deus meu, quero abrir os meus braços e apertar-te.
Quero chegar a tua beira e nunca alcanço a tua terra.

Digo comigo sem encontrar resposta:
Onde irei sem que sinta o calor do teu sopro?
Digo comigo: onde me esconderei
Sem que me encontre com o teu olhar?

Quando faço a escalada da minha vida e me supero, ali estás tu;
Quando me canso no caminho e me sinto barro.
Ali, perdido na minha dor, encontro-te a ti.

Quandu as minhas asas te tornam liberdade sem frnteiras
E toco o despontar de algo novo;

Quando sulco os mares dos meus sonhos
e sacudo a areia pegadiça das minhas praias,
ali esta a tua mão,os teus olhos e a tua boca….
Ali, como Amigo fiel, de novo estás tu.

Se digo, cansado: que as trevas me cubram de negro
Como um guarda-chuvavelho e roto;
Esse digo, desanimado: que o dia se torne noite sobre mim.
E me envolva no seu manto, escondendo-me o caminho,
Nem as trevas, senhor, serão, escuras para ti,
E a noite, senhor, será clara como o dia.

És como o manancial donde nasce o rio,
Como raiz donde brota a arvore.
A tua vida fez-se vida nas minhas entranhas,
Deste-me a origem e queres que caminhe ate a meta que es so tu.

Sou teu: só o teu amor responde a minha pergunta.
Amavas-me quando me teceste no seio da minha mãe.
Dou-te graças, porque me chamaste a ser feliz.

Senhor, conheces-me até ao fundo da minha alma.
Nada te está oculto de quanto sou no mais provundo de mim mesmo.
Pergunto a mim próprio se a minha vida pode ter sentido.

Se faltas Tu.
Senhor, mesmo que a minha árvore fique sem folhas,
Mesmo que a poda mei deixe nu e só,
Mesmo que o frio aperte até me fazer chorar,
Senhor, na minha árvore, a minha folha serás sempre Tu.
Deus meu, sonda-me para conheceres o meu coração,

Põe-me á prova para conheceres os meus sentimentos,
Vê se o meu caminho se desvia ou se torna caminho de morte.

Guia-me pela camiho novo que abriste entre os homens.
Quero fazer dele um projecto para a minha vida,
e, passo, a passo desde o fundo do meu ser, viver para ti.

Sem comentários: