segunda-feira, 29 de março de 2010

"Como Eu Fiz, Fazei-voz também"

Nós confiamos em ti mesmo que estejamos confusas por causa dos nossos pecados. O teu amor fiel, dá-nos conforto e cura a nossa fragilidade.
Abre, Senhor, o nosso coração à escuta da tua Palavra Leva-nos à conversão. A tristeza desaparecerá e o teu amor nos fará novos e novas. Esqueceremos o passado, e por todos os séculos. Ámen.

Proclamação do evangelho: Jo 13, 1-17

COMENTÀRIOS DIANTE DO POSTER DO LAVA- PÈS

Em Jesus, Deus revela-se nosso servo. Colocou-se à nossa disposição, pronto para obedecer ás nossas mais profundas necessidades; pronto para ouvir os nossos desejos.

Qual é a medida do amor?

“Jesus, depois de ter amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” A medida do amor é não ter medida. Para Jesus, “amar até ao fim” não é um facto cronológico, mas a intensidade do amor: mais do que isto, é impossível. Um amor que não faz cálculos, não é possível medir. É total. Sabe chegar ao dom da VIDA. Um amor que não só encha boca de palavras, ou faz bater mais fortemente o coração, mas um amor que se ajoelha diante da pessoa amada ea serve na condição, em que encontra. Jesus Ajoelhado diante de Pedro mostra-lhe qual deve ser a medida do seu amor.
Para responder ao Amor

Amar é uma decisão.

Eu decido envolver-me afectivamente. Eu escolho amar. Tal decisão investe a escolha de vida e è parte integrante do caminho de sequela de Jesus.
Devo decidir amar, todos os dias amar a minha história, a minha vida, as pessoas que estão ao meu redor.

Todos os dias, o Senhor espera o meu Sim, diferente do seu, que sabe a eternidade. O meu é pronunciado na humanidade que deseja caminhar para a meta que ainda não no alcanço. Aprender a amar è pronunciado na humanidade que deseja caminhar com uma liberdade interior que passa do EU ao NÒS; é colocar-se em sintonia com um projecto d Deus que è amor e deseja para nós AMOR.

O exame de consciência não é principalmente um dobrar-se sobre mim mesma, ou uma introspecção escrupulosa, mas um olhar voltado para Jesus Crucificado que me amou desde sempre, ama-me a cada instante, precedeu-me no amor, oferece-me o perdão e leva-me ao abraço reconciliador do Pai.

Partir do agradecimento

Reconheço, numa situação concreta, os sinais de amor do Senhor por mim antes da minha resposta há sempre um chamamento de Deus. Ele ajudar-me a encontrar a verdadeira motivação para pedir perdão.

Peço o dom reconhecer os meus pecados. È acção da graça de Deus que me torna capaz de reconhecer a forma como respondi a quanto a sua vontade me pedia, neste momento. Por isto, com simplicidade, peço este dom, gratuitamente.

Reconheço o meu pecado e manifesto a minha dor. O Senhor pede-me para cooperar com o dom da conversão e para ser activamente empenhada na mudança que me propõe
Da forma como vivi as “graças”, posso agora verificar os sinais da minha ingratidão, do meu pecado, e manifestar-lho, sem muitos rodeios também aquilo em que eu errei, no passado, serve para ir conhecendo e pedindo sinceramente perdão, possa ter um amanhã diferente.

Empenho-me junto de Deus

Procuro compreender como posso recomeçar o caminho com o Senhor e formulo um propósito para o futuro.

...”amou-os até o fim”

Correspondi a este amor, quando:

 Amei a Deus Pai como filha, acolhendo o seu amor gratuito e fiel;
 Coloquei nele toda a minha confiança, não me deixando levar pelo desânimo;
 Considerei a minha comunidade, as minhas irmãs, a minha missão, os meus programas, as minhas ideias ou outras coisas boas, como dom de Deus;
 Fui testemunha transparente do amor de Deus, na minha vida pública e privada.

“Como Eu fiz, fazei-o vos também”

Isto significa:
 Colaborar, para criar um clima de reconciliação, com paciência e espírito de serviço, no lugar onde passo o meu dia;
 partilhar os meus bens materiais, espirituais e o meu tempo, com os mais necessitados;
 nunca permitir, onde quer que eu esteja, que haja agressividade, plavras injuriosas e pouco respeito para minha irmã.

“Senhor, não só os pés...”

Para crescer no amor, e necessário:
 Sentir que a minha vida tem uma direcção fundamental e empenhar-me para superar a resistência, o egoísmo e o ressentimento;
 Procurar crescer nas virtudes, nos valores da humildade contra a soberba, da generosidade contra a avareza, da caridade contra a inveja, da diligência contra a preguiça da paciência contra a ira;
 Usar sempre o tempo, para multiplicar os meus talentos, aperfeiçoar os dons recebidos, dar a Deus e colocar-me ao serviço dos irmãos, irmãs;
 Esforçar-me para progredir na vida espiritual, através da oração, da leitura e da meditação da Palavra de Deus;
 Testemunhar, na vida do dia-a-dia, o encontro com Cristo que mudou a minha vida.

Como poderei encontrar e amar os outros, se não consigo encontrar nem amar a mim mesma?

Senhor, Tu que me amas, assim como sou e não como eu sonho:
 Ajuda-me a aceitar a minha condição de pessoa limitada, mas chamada a superar-me;
 Ensina-me a viver com as minhas luzes e minhas sombras, com as minhas doçuras e os meus actos de cólera; com os meus sorrisos e as minhas lágrimas; com o meu passado e com o meu presente;

 Dà-me a graça de acolher-me como Tu me acolhes, de amar-me como Tu me amas;

 Liberta-me do tipo de perfeição que eu pretendo ser e abre a santidade que queres dar-me;

 Concede-me o arrependimento de Pedro, que encontrou no silêncio do teu olhar cheio de ternura e misericórdia. E se devo chorar, não seja por mim mesma, mas sobre o teu amor não correspondido.
Que a tua ternura, Senhor, por fim, me torne amável
Dá-me a coragem de sair de mim mesma.
Diz-me que todo è possível para aquele que crê.
Diz-me que posso ainda curar-me à luz do teu olhar e da tua palavra.

(M.Hubaut)

Salmo 103

Bendiz ó minha alam, o Senhor,
e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Bendiz, ò minha alma, o Senhor,
e não esqueça nenhuma dos seus benefícios.

É ele quem perdoa as tuas culpas
e cura todas as tuas enfermidades.

É ele quem resgata a tua vida do túmulo
e te enche de graça e de ternura.

O Senhor é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.

Na verdade, Ele sabe de que somos formados;
não se esquece de que somos pó da terra.

O amor do Senhor é eterno para os que o temem
e a sua justiça chega aos filhos dos seus filhos,
para que guardam a sua aliança
e se lembram de cumprir os seu preceitos.

Bendizei o Senhor, todos os seu exército de actos,
Que sois seus servos e executores da sua vontade.
Bendizei o Senhor, todas as suas obras,
Em todos os lugares do seu domínio.
Bendiz ó minha alma o Senhor!

Pai-nosso...

(ir. Mendes, SSpS)

Sem comentários: