quarta-feira, 24 de março de 2010

Festa de Anunciação do Senhor (25 de Março)


Festa de Anunciação do Senhor (25 de Março)

Celebramos hoje a festa da Anunciação do Senhor. O Filho de Deus fez-se Homem no seio da Virgem Maria, que O concebeu por obra do Espírito Santo. Maria disse que sim ao anúncio do Anjo S. Gabriel. É o início do grande Mistério da Encarnação que hoje celebramos.
Demos graças a Deus e ao Seu amor infinito por cada humanidade e cada uma de nós

HINO

Quero ser como tu
Quero ser como tu, como tu, Maria, como tu, um dia,
Como tu, Maria.

Quero levar Jesus, como tu, Maria, como tu, um dia,
Como tu, Maria.

Quero me consagrar, como tu, Maria, como tu, um dia,
Como tu, Maria.

Quero dizer meu Sim, como tu, Maria, como tu, um dia,
Como tu, Maria

1. O Anjo Gabriel foi enviado à esposa de José, a Virgem Maria

Perante o amor de Deus que faz dom de si à Humanidade, Maria também faz o seu dom de amor. A sua resposta de fé está unida à esperança e à caridade: crê no cumprimento das promessas de Deus e amadurece uma doação total e perene ao serviço do reino de Deus na terra. – (Estêvão de Fiores)

Maria é a fonte. Maria é a Mãe que introduz Cristo no mundo. É o centro e vértice da Humanidade. É Mãe por solidariedade humana e espiritual do Corpo de carne e místico de Cristo. ( Paulo VI)

“Ave Maria”. Quando Maria ouviu esta saudação do anjo Gabriel, imediatamente concebeu o Verbo de Deus. Agora, cada vez que uma boca humana Lhe repete estas palavras, Maria comove-se porque se lembra do momento que não teve igual nem no céu nem na terra inteira. – (Henri Lacordaire)

Maria, Vós sois a planta nova de quem recebemos a flor do Verbo encarnado, pois em Vós, terra prodigiosa, o Verbo foi semeado. Vós sois ao mesmo tempo a terra e a planta. – (Santa Catarina de Sena)

Salve, ó Mãe Santa! Tu geraste o rei que governa o céu e a terra nos séculos, cuja divindade e cujo domínio abraçam todas as coisas num espaço eterno e perduram sem fim. –( Célio Sedúlio)

2. Pelo seu consentimento a Virgem concebeu e, permanecendo Virgem, de à Luz o Salvador

Maria, estrada real para o Verbo encarnado, esposa fiel do amor eterno: tu és a montanha de Deus que se eleva sobre o cimo dos outros montes. – (Stefano De Fiores)

Maria revela-nos maternalmente as nossas misérias, mas ao mesmo tempo ensina-nos também o caminho da salvação, a integridade e a graça da vida cristã. – Paulo VI

Aonde a graça de Jesus chega para redimir, salvar, santificar, ela aí chega a
través do pulsar da maternidade mediadora de Maria. – (Cardeal Ballestrero).
Maria é o ponto de chegada da reconciliação de Deus com os homens, e por isso os anjos cantaram: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz aos homens na terra”. – (Severo de Antioquia)

Maria, Mãe do bom conselho, Mãe da unidade da Igreja, ajuda-nos a superar toda a divisão, para sermos, com humildade, servidores uns dos outros. – (Max Thurian)

Seja sempre louvada e bendita a bondade imensa do nosso Deus que nos deu uma Mãe tão maravilhosa e uma advogada tão cheia de ternura e de amor. – (Santo Afonso de Ligório)

Feliz e doce Mãe, Vós nos destes a flor do doce Jesus. E quando produziu o seu fruto esta doce flor? Quando foi enxertada na árvore da cruz, pois só então recebemos a vida perfeita. – (Santa Catarina de Sena)

O conhecimento de Maria ajuda-nos a entender melhor a Igreja: peregrina, com fé segura, mas em contínua e acurada procura. Em Nossa Senhora da Assunção realizou-se já o que a Igreja será no céu. – (Gabriel Amorth)

Gloria ao Pai …
Leitura do Evangelho são Lc. 1

Silêncio…

Oremos, irmãs com toda a confiança a Deus nosso Pai, por Jesus Cristo único Senhor e Mestre,
na unidade do Espírito Santo, para que nos ajude a viver com coerência, fidelidade e responsabilidade a missão que nos foi confiada pelo baptismo que recebemos, dizendo:

Senhor, ajudai-nos a cumprir a vossa vontade.

1. Pelo Papa, Bispos, Sacerdotes e Diáconos, para que, na fidelidade ao anúncio de Cristo, cumpram a vontade de Deus a seu respeito, oremos,

2. Pelos governantes das nações, para que exerçam os cargos para que foram eleitos com espírito de serviço à Comunidade, oremos

3. Por todos nós, os baptizados, para que dêmos verdadeiro testemunho de vida,
em responsabilidade e coerência, na total confiança do amor de Deus,oremos

4. Por todos aqueles que têm a seu cargo algum ministério na comunidade, para que o exerçam como serviço na fidelidade à vontade do Senhor, oremos,

5. O Virgem Maria, mãe da ternura, Rainha do acolhimento e da comunicação, Senhora do sim ao chamamento do Pai, Tu espelho fiel do rosto da ternura de Deus: Alcança-nos a graça de sermos Igreja do acolhimento, casa aberta para todos, Ajuda-nos a ser como Tu: acolhedores e testemunhas da ternura de Deus, atentos às necessidades dos irmãos, Generosos no sim à vocação a que o Senhor nos chama. Acompanha e guia a nossa vida e a nossa missão…

6. Mãe, hoje queremos agradecer-Te o teu Sim, à vontade do Pai. Guia-nos Mãe, ensina-nos a também dizermos sim, à vontade do Senhor, e a servirmos em humildade, na construção do Reino de Deus

Pai Nosso
Oração Final

Senhor, que nos permitistes reflectir na Vossa Palavra,
dai-nos fortaleza, fazei-nos solidários com todos os nossos irmãos,
e ajudai-nos a sermos fiéis, coerentes e responsáveis
na aceitação da vossa vontade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho,
que é Deus convosco,
na unidade do Espírito Santo.
Amem!
(Ir. Ma. Mendes, SSpS)

Sem comentários: