segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES - Paróquia de S. Pedro-Prior Velho


Os jovens timorenses participaram no convívio no mesmo dia na Paróquia Prior Velho.
Os estudantes dos missionários do Verbo Divino Fidelis Fallo e Damianus animaram a festa com a dança juntamente com algumas jovens timorenses.

Foto os jovens timorenses com o Pároco Pe. Valentim Gonsalves, SVD. dan Ir. Ma. Mendes

Explicaram que como jovens timorenses, Timor continua viva no coração de cada um e embora esteja longe mas a saudade encurta a distância.


Cantaram algguns cantos de Timor Leste, com vários significados:
1. Timor Loro Sae
2. Timor Mãe Querida,
3. Timor Foho Matebian, com tantos outros
A presença de nós timorenses na participação deste dia Mundial das Missões aqui em Portugal queremos agradecer a todos os missionários e missionárias que foram para nossa terra a Evangelizar o nosso povo. Neste dia queremos dizer "OBRIGADO".

"As nações caminharão à sua luz" (Ap 21, 24)
O impulso missionário sempre foi sinal de vitalidade de nossas Igrejas (cfr. Redemptoris missio, 2). É preciso, todavia, reafirmar que a evangelização é obra do Espírito, e que antes mesmo de ser acção, é testemunho e irradiação da luz de Cristo (cfr. Redemptoris missio, 26) através da Igreja local, que envia os seus missionários e missionárias para além de suas fronteiras. Rogo a todos os católicos para que peçam ao Espírito Santo que aumente na Igreja a paixão pela missão de proclamar o Reino de Deus e ajudar os missionários, as missionárias e as comunidades cristãs empenhadas nesta missão, muitas vezes em ambientes hostis de perseguição.Ao mesmo tempo, convido todos a darem um sinal crível da comunhão entre as Igrejas, com uma ajuda económica, especialmente neste período de crise que a humanidade está vivendo, a fim de colocar as jovens Igrejas em condições de iluminar as pessoas com o Evangelho da caridade.Nos guie em nossa acção missionária a Virgem Maria, Estrela da Evangelização, que deu ao mundo Cristo, luz das nações, para que leve a salvação "até aos extremos da terra"(At 13,47).
BENEDICTUS PP. XVI

Sem comentários: