quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Figura do padre tem alta relevância social

Sondagem de opinião foi apresentada no Congresso Internacional «À Escuta da Palavra»

A figura do sacerdote continua a ter uma alta relevância social. Esta é a conclusão de uma sondagem de opinião apresentada no segundo dia do Congresso Internacional «À Escuta da Palavra», que decorre em Braga.

O estudo sobre a figura do padre revela que 90 % dos inquiridos considera que “o estilo e a maneira de ser do padre influenciam a prática religiosa dos leigos, que valorizam, na figura do presbítero, características de acção e de relação humana com o próximo”.

As características que influenciam mais a imagem que o inquirido tem da figura do padre são a solidariedade (95%), a actualização, a disponibilidade, a generosidade e a humildade. O celibato é a terceira característica menos votada (com 46,9%), logo seguida de avareza e pobreza.

Segundo explica Vera Duarte, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga e responsável pela apresentação da sondagem, com base na sondagem de opinião, a maioria dos inquiridos revela uma tendência para considerar que o sacerdote deveria “dedicar-se exclusivamente à Igreja e não se envolver em actividade políticas”.

A sondagem realizada nos concelhos da Arquidiocese de Braga revela ainda que a ordenação de mulheres e o casamento dos padres não reúne consenso. A população inquirida divide-se nestas duas matérias. Foram realizadas 286 entrevistas. Dos inquiridos 90% considerara-se católico,
sendo 80% católicos praticantes.

O estudo pode ser consultado em www.congressosacerdotal.com

Nacional Lígia Silveira 2010-01-13 19:20:00 1865 Caracteres Ano Sacerdotal, Clero, Seminários e Vocações, Diocese de Braga

Sem comentários: