quinta-feira, 21 de maio de 2009

VIDA PARTILHADA




A vida missionária é uma festa.

A Paróquia de VILA MOREIRA viveu uma semana em festa. A alegria que sentimos quando partilhamos a nossa vida e a nossa fé no Deus da Vida, não tem palavras. Vivemos uma semana de intenso de trabalho missionário no meio deste povo tão querido de Vila Moreira no Concelho de ALCANENA.
Tivemos a graça de encontrar uma Comunidade paroquial com umas lideranças vivas e activas. Era visível a alegria das pessoas que nos estavam mais próximas, assim como da família que nos deu hospedagem e das famílias que nos prepararam as refeições. A fim de evitar ferir sensibilidades, não vamos referir nomes de ninguém. Porém, gostaríamos de deixar aqui registada a nossa gratidão à equipe de leigos que preparou e organizou, com tanto dinamismo, esta Semana Missionária. Parabéns! Vocês são maravilhosos/as!

Acolhimento.

Para nossa surpresa, ao chegarmos à Igreja deparamos com uma grande facha na frente da Igreja que anunciava o nosso trabalho missionário e a todos convidava à participação. Um bom grupo de leigos, ansioso nos aguardava. Outros foram chegando e assim a roda ia engrossando. Foi uma conversa tão familiar e calorosa que até parecia que já nos conhecíamos. O diálogo foi estimulado com a ajuda de um lanche que haviam preparado.

O desenrolar da acção missionária.

Tudo estava bem preparado. Esse grupo de valentes fizeram uma boa pré-missão. Entre outras actividades, apraz-nos salientar: as visitas às escolas, às famílias, aos doentes, às autoridades locais, Municipais, assim como às empresas de Curtumes da terra. As belíssimas celebrações litúrgicas. Os encontros com as crianças da catequese, catequistas e pais Foi uma semana de bênção. Creio que as portas do Céu se abriram para que as pessoas, de boa vontade, pudessem sentir a ternura e o perfume do nosso Deus que sempre nos chama para coisas grandes.

A nossa gratidão

Ao Revdo. Pe. António que gentilmente nos acolheu. Aos Animadores da Paróquia; à família que nos acolheu em sua casa; às famílias que providenciaram as nossas refeições, preparadas com tanto esmero; ao carinho que recebemos dos doentes e das famílias visitadas.

Uma esperança

Deu para conhecer um pouco a riqueza do povo moreirense. Um povo simples, alegre e acolhedor. Um povo bom que “faz o bem sem olhar a quem”. Conhecedores que somos desta vossa virtude, deixamos a vossa terra com uma esperança de que em breve possam surgir grupos de adultos que querem fazer um estudo sobre a Bíblia ou seja Catequese bíblica. No conhecimento da Pessoa de Jesus e da sua mensagem, sentiremos a sua actualidade e a resposta a tantas interrogações e problemas que todos temos. Só Jesus Cristo é de ontem, de hoje e de sempre.

Uma promessa

Queridos/as amigos/as, contem com a nossa oração e amizade. Vocês agora fazem parte das nossas famílias missionárias. Foi um prazer ter-vos conhecido e passado uma semana convosco. Deus vos abençoe a nossa Senhora da Conceição vos proteja.
Atenciosamente vos saudamos no Senhor.

Irmã Maria Mendes – Serva do Espírito Santo – E-mail: riamenssps@yahoo.com
Pe. João Monteiro – Missionário da Consolata – E-mail: jmonteiro@consolata.pt

Sem comentários: