sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Filho do homem veio para servir


29º DOMINGO DO TEMPO COMUM (Mc 10,35-45)

- Ano B

No evangelho deste domingo, continuamos a percorrer, com Jesus e com os discípulos, o caminho para Jerusalém. Jesus vai à frente e os discípulos seguem-n’O “cheios de temor”. Jesus continua a sua catequese, lembrando aos discípulos que, em Jerusalém, vai ser entregue nas mãos dos líderes judaicos e vai cumprir o seu destino de cruz.

Os discípulos continuam sem perceber a mensagem de Jesus. Tiago e João, mesmo depois de toda a catequese que receberam durante o caminho para Jerusalém, ainda não entenderam nada da lógica do Reino. Continuam a refletir e a sentir de acordo com a lógica do mundo. Para eles, o que é importante é a realização dos seus sonhos pessoais de autoridade, de poder e de grandeza.

Jesus avisa os discípulos de que, para se sentarem à mesa do Reino, devem estar dispostos a “beber o cálice” que Ele vai beber e a “receber o batismo” que Ele vai receber. O “cálice” indica, no contexto bíblico, o destino de uma pessoa; ora, “beber o mesmo cálice” de Jesus significa partilhar esse destino de entrega e de dom da vida que Jesus vai cumprir.

O “receber o mesmo batismo” evoca a participação e imersão na paixão e morte de Jesus. Para fazer parte da comunidade do Reino é preciso que os discípulos estejam dispostos a percorrer, com Jesus, o caminho do sofrimento, da entrega, do dom da vida até à morte.

Jesus, por outro lado, evita associar o cumprimento da missão à recompensa, pois o discípulo não pode seguir determinado caminho ou embarcar em determinado projeto por cálculo ou por interesse; de acordo com a lógica do Reino, o discípulo é chamado a seguir Jesus com total gratuidade, sem esperar nada em troca.

Na segunda parte do texto temos a reação dos discípulos à pretensão dos dois irmãos e uma catequese de Jesus sobre o serviço. A reação indignada dos outros discípulos ao pedido de Tiago e de João indica que todos eles guardavam no coração as mesmas ambições e pretensões.

Jesus aproveita a circunstância para reiterar o seu ensinamento e para reafirmar a lógica do Reino. A comunidade do Reino assenta sobre a lei do amor e do serviço. Os seus membros devem sentir-se “servos” dos irmãos, com humildade e simplicidade, sem qualquer pretensão de mandar ou de dominar. Como modelo desta nova atitude, Jesus propõe-Se a Si próprio: “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por todos”.

E eu? Na minha vida, vivo a lógica do poder e do reconhecimento, ou a lógica do Reino, a lógica do serviço, do esvaziamento, do esquecimento de mim mesmo?

Sem comentários: