domingo, 28 de novembro de 2010

À "VINDA" DO SENHOR

1. VIGIAI!

O seguidor de Jesus deve estar atento neste advento aos inimigos que o seduzem para que se deixe ir num estilo de vida consumista e hedonista.

Símbolo: Embrulho do Natal

Oração

Senhor Jesus, neste advento somos agredidos pela publicidade sedutora que nos convida a consumir coisas supérfluas, comprando coisas para oferecer aos outros, mas com a esperança de também receber coisas dos outros. Senhor Jesus, mantém-nos sempre vigilantes para não nos deixarmos cair nas malhas deste perigo e estarmos vigilantes para renunciarmos ao consumismo e estarmos atentos ao que é fundamental neste como presente para nos vir trazer uma mensagem divina de alegria, amor e paz.

Os grupos de partilha no momento do plenário e a profundação do tema.


2. PREPARAI OS CAMINHOS!

Prepara os caminhos é um apelo que aparece em todos os evangelhos sinópticos na boca de João Baptista. Significa conversão, mudança de vida.

Símbolo: Pedra

Oração

Senhor Jesus, escutando o apelo do Baptista queremos pedir o vosso Espírito para termos coragem para tirar dos nossos corações e das nossas vidas todas as pedras que estragam os caminhos e impedem que o salvador possa passar e vir ao nosso encontro.
Há as pedras do egoísmo, da violência, da soberba, da avareza, da luxúria, da ira, da gula, da inveja, da preguiça e tantas outras que o mal semeia nos nossos caminhos tornando-nos infelizes e prejudicando os outros.
Liberta-nos de todas as pedras frias e agressivas e infunde em nós um coração novo e um espírito novo.


3. ALEGRAI-VOS!

A alegria é uma atitude deste Advento porque Jesus já está no meio de nós e há-de vir uma segunda vez.

Símbolo: Ramo de flores
Oração
Senhor Jesus, alguns dizem que os teus amigos são pessoas tristes, e até por isso não se sentem atraídos pela tua Igreja.
Queremos pedir-te, neste Advento, a força do Espírito para sermos testemunhas de uma alegria espiritual, mas visível na nossa maneira de ser e estar no mundo. Uma alegria que nos vem da garantia de vossa amizade e da presença amiga no nosso lado no nosso caminhar, sobretudo nos momentos de dificuldade e de provação. Uma alegria que nos vem da certeza da vitória final do bem sobre o mal e da vida sobre a morte.
Ajudai-nos a dar testemunho de uma grande alegria, que permanece nos corações e em toda a parte, mesmo depois de terminadas as festas do vosso Natal.


4. GLORIFICAI O SENHOR!

Como Maria, o louvor é uma atitude de advento. Ela em casa de Isabel, louvou o Senhor com o cântico do «Magnificat».

Símbolo: Jovem em atitude de louvor: braços erguidos e cabeça levantada.

Oração

Senhor Jesus
Neste tempo de Advento queremos encontrar tempo para o louvor gratuito pelas maravilhas do Natal.
Louvor, primeiramente, pela vossa vinda humilde como uma criança que nasce ignorada por muitos mas que um coro de anjos que saudar com cânticos e um grupo de pastores vai adorar e levar presentes.
Louvor porque continuas a nascer nos nossos corações sempre que vivamos segundo o teu Evangelho mesmo quando à nossa volta existe o paganismo.
Louvor porque somos uma Igreja peregrina que caminha na história na esperança da vossa segunda vinda, quando no final dos tempos, vierdes no esplendor da glória.



5. MARAVILHAI-VOS

O mistério da Encarnação consiste no facto de Deus assumir a nossa natureza humana. Verdadeiro Deus mas também verdadeiro homem.
Símbolo: Imagem do Menino Jesus.
Oração
Senhor Jesus,
Não vos pedimos para nos explicardes a encarnação da mesma maneira que se explicam as lições escolares mas que nos deis a capacidade de nos maravilharmos perante essa realidade de fé que é Deus feito homem.
Em vós, Menino deitado nas palhas do presépio, perseguido por Herodes e a fugir para o Egipto e a ir para uma humilde casa numa modesta cidade chamada Nazaré, longe da capital e lá na Galileia, está Deus a assumir a nossa condição humana com as suas alegrias e tristezas, angústias e esperanças. Dai-nos capacidade de nos maravilharmos sempre perante este mistério de um deus que é ternura.





A revester-nos de do Senhor Jesus - levemos Jesus connosco, invoquemo-l´O amiúde, amemo-nos porque Ele nos Ama, perdoemo-nos como Ele nos perdoa. Deixemos que Jesus actue em nós e se sirva de nós.
Estejamos vigilantes porque o tempo que vivemos, é o tempo do ADVENTO.

SENHOR JESUS, FAZEI QUE NESTE TEMPO DE ADVENTO NOS EMPENHEMOS A PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR, QUE VEIO, VEM E VIRÁ. ESSES CAMINHOS PASSAM POR UMA MAIOR FRATERNIDADE, UMA MAIOR UNIDADE E SOLIDARIEDADE, UM AMOR MAIOR. FAZEI DE NÓS UMA COMUNIDADE DE IRMÃOS E IRMÃS. AMEN
28. QUE O SOL, QUE É CRISTO, AQUEÇA SEMPRE AS NOSSAS VIDAS E DISSIPE DA TERRA TODA A ESCURIDÃO! AMEN.

Queridos jovens,Felicidades para todos e, desde já, para vós e para os vossos catequistas, os vossos pais e familiares, desejo de todo o coração um Santo Advento e Feliz Natal
Ir. Maria Mendes, SSpS
Missionárias Servas do Espírito Santo

Sem comentários: