segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Oração rezada por S. Tomás de Aquino




Oração rezada por S. Tomás de Aquino, todas as manhãs, em frente ao crucifixo.

“Concedei, Deus misericordioso, que tudo o que vos agrada, eu ardentemente o deseje, prudentemente o busque, verdadeiramente o reconheça e perfeitamente o conclua. Para louvor e glória do Vosso nome ordenai, Deus meu, a minha vida. Concedei que eu reconheça o que de mim desejais.

Atribuí-me o poder para cumprir a Vossa vontade, como é necessário e conveniente para a salvação da minha alma.

Concedei-me, Senhor Deus meu, que eu não fraqueje nos momentos de prosperidade ou de adversidade, para que não seja exaltado nos primeiros, nem abatido nos segundos.

Que eu não me alegre em nada, a não ser no que me conduza a vós, nem me entristeça de nada, a não ser que me afaste de vós. Que eu não deseje agradar ninguém, nem tema desagradar a alguém, senão a vós.

Que todas as coisas transitórias Senhor, sejam inúteis para mim, e que todas as coisas eternas sejam sempre estimadas por mim.

Que toda a alegria sem Vós me seja pesada, e que eu não deseje nada mais fora de vós.

Que me delicie Senhor, todo o trabalho por Vós e me aborreça todo o repouso sem Vós.

Concedei-me meu Deus, que dirija o meu coração para Vós. E que nos meus falhanços, eu sinta remorsos pelos meus pecados, sempre com propósito de emenda.

Fazei-me, Senhor meu Deus, submisso sem contradição, pobre sem desânimo, casto sem corrupçao, paciente sem murmuração, humilde sem fingimento, alegre sem frivolidade, maduro sem melancolia, ágil sem insolência, temente sem desespero, verdadeiro sem duplicidade, activo nas boas acções sem presunção, corrector do proximo sem arrogância e que, sem hipocrisia, o edifique pela palavra e pelo exemplo.

Concedei-me Senhor Deus, um coração vigilante, que nenhum pensamento caprichoso afaste de vós, um coração nobre, que nenhum desejo indigno possa degradar, um coração recto, que nenhuma intenção vil possa desviar, um coração firme que nenhuma tribulação possa vencer, um coração temperante que nenhuma paixão violenta possa escravizar.

Concedei-me Senhor Deus meu, inteligência para vos conhecer, diligência para vos buscar, sabedoria para vos encontrar, conversação que vos agrade, perseverança para vos esperar e confiança de finalmente vos abraçar.

Concedei-me as vossas penas para que agora me aflijam por penitência, as vossas bênçãos para que no caminho me segurem por graça, e as vossas alegrias para que na pátria eu as desfrute por glória. Vós que viveis e reinais Deus, pelos séculos dos séculos. Amem.

Sem comentários: