sábado, 5 de julho de 2008

Peregrinação Missionária Nacional a Fátima


Santuário de Fátima recebe peregrinação de todos os Institutos Missionários Ad Gentes de Portugal nos dias 5 e 6 de Julho.
Realiza-se nos dias 5 e 6 de Julho a II Peregrinação Missionária Nacional a Fátima. Promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), a peregrinação tem por tema “Portugal, vive a missão, rasga horizontes”, tendo por objectivo reunir na mesma ocasião as famílias de congregações missionárias, que habitualmente peregrinam a Fátima em dias diferentes. Esta Peregrinação Nacional prepara também o Congresso Missionário que, entre os dias 3 e 7 de Setembro, estuda a mesma temática.

O Presidente dos IMAG, Pe. Manuel Sabença, lembra à Ecclesia que a peregrinação a Fátima recria o espírito do anúncio: “a missão é movimento, é dinamismos, é ir ao encontro dos povos, das pessoas que não conhecem Jesus”. É nesta perspectiva que os institutos missionários lançam a proposta à Igreja em Portugal, com o objectivo de envolver um número crescente de pessoas e instituições na causa missionária. Desejo expresso pela provincial das missionárias combonianas, que integra também a equipa coordenadora desta peregrinação: “eu espero que as paróquias estejam todas envolvidas neste processo de peregrinação e que as paróquias sejam mais animadas missionariamente. É isto que espero que aconteça.

Na perspectiva da realização em Portugal do Congresso Missionário, esta pode ser a ocasião para lançar, “um espírito missionário novo”, que inclua paróquias, dioceses e tenha “expressões novas no futuro”. É o desejo do Director da Revista Além-Mar: estas iniciativas podem ser “um espaço, um laboratório onde se mexe com as ideias para procurar criar esse grande movimento na igreja portuguesa”
Para o Pe. Manuel Durães Barbosa, esse é um dos objectivos da Peregrinação e do Congresso: “fazer com que as pessoas se envolvam mais e sejam mais motivadas para esta dimensão da Igreja”. Porque a Igreja é por natureza missionária”, sublinha o Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias em Portugal.
Programa

Preside à II Peregrinação Missionária Nacional a Fátima D. António Couto, Presidente da Comissão Episcopal das Missões. A Missa de Domingo, às 11h00, será presidida por Mons. Jean Louis Bruguès, Arcebispo de Angers - França e Secretário da Congregação para a Educação Católica.

Integrada na Peregrinação, estará patente ao público, na zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade, uma Exposição Missionária que apresentará em 42 painéis, cada um dos Institutos Missionários Ad Gentes.

Dia 5 (Sábado)
17H00 - Celebração Missionária
local: Igreja da Santíssima Trindade
- Saudação
- Oração Missionária
- Eucaristia
21H30 – Recitação do Terço e Procissão
23H00 – Vigília Vocacional ( Ig. St. Trindade )
Dia 6 (Domingo)
10H00 – Recitação do Terço
11H00 – Eucaristia
15H00 – 17H00 - Sessão Missionária
Local: Auditório Paulo VI
Nacional Agência Ecclesia 04/07/2008 17:57 2777 Caracteres 143 Missões

Sem comentários: