quinta-feira, 28 de março de 2013

COMO EU FIZ, VÓS FAZEIS TAMBÉM.

 
Evangelho segundo S. João 13,1-15.

Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo bem que tinha chegado a sua hora da passagem deste
mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles
até ao extremo. O diabo já tinha metido no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a
decisão de o entregar. Enquanto celebravam a ceia, Jesus, sabendo perfeitamente que o Pai
tudo lhe pusera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou
o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. Depois deitou água na bacia e começou a lavar
os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Chegou, pois, a Simão
Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» Jesus respondeu-lhe: «O que Eu
estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.» Disse-lhe
Pedro: «Não! Tu nunca me hás-de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar,
nada terás a haver comigo.» Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas
também as mãos e a cabeça!» Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar
senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.» Ele bem sabia quem
o ia entregar; por isso é que lhe disse: 'Nem todos estais limpos'. Depois de lhes ter lavado os
pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes: «Compreendeis o que vos
fiz? Vós chamais-me 'o Mestre' e 'o Senhor', e dizeis bem, porque o sou. Ora, se Eu, o Senhor
e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Na verdade, dei vos
exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também.
 
- Jesus levantou-se da mesa. Ele nos diz que é preciso sair do nosso egoísmo, mobilizar-se, ir ao encontro dos outros.

- Tirou o manto. Jesus se esvazia de si mesmo e coloca-se na condição de servo. Ele nos ensina sobre a necessidade de despojar-se de tudo o que divide, dos fechamentos, das barreiras, dos medos, das inseguranças, que nos bloqueiam na prática do bem.

- Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar.

- Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele quer nos dizer que para anunciar sua proposta é preciso entender, conhecer, assumir o que o povo vive, sofre, sonha...

- E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons...

- Enxugando com a toalha que tinha na cintura. Jesus enxuga os pés calejados, rudes e descalços de seus discípulos. São muitos os gestos que Jesus nos convida a praticar para amenizar os calos das dores de tantos irmãos: visita a doentes e idosos, organizar-se para atender crianças de rua, uma palavra de ânimo a aidéticos, valorização de nossos irmãos indígenas...

EUCARISTIA
"Tirou as vestes", é o mesmo verbo de "entregou a vida" (em grego: tizenai). Assim João relaciona o lava-pés com a sua morte. O abaixamento de Jesus traz-nos a Salvação. É essencial que nós façamos o mesmo, despojando-nos de nós e SERVINDO, com o fim de Salvar o mundo.
Depois de nos ter dado o seu ensinamento, através da pregação e dos milagres, agora Jesus resume tudo num banquete. Com o seu PÃO comungamos tudo o que Ele fez e entramos em COMUNHÃO com todos os homens e mulheres que Ele salvou, através do AMOR.
Para Jesus a vida não é domínio, mas OFERENDA aos outros. O seu amor sem restrição é uma MORTE para Ele mesmo, para que os outros cresçam. A Eucaristia é o Sacramento deste amor que dá TUDO. Jesus diz-nos: este é o meu estilo, fazei-o da mesma maneira

Sem comentários: