terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lisboa: Missão nas paróquias franciscanas de Marvila


Lisboa, 21 Fev (Ecclesia) – O Vale de Chelas, em Lisboa, acolheu nos últimos dias uma «Semana Missionária», promovida pelas paróquias confiadas aos franciscanos, o Sector de Animação Missionária do patriarcado (SAMP) e os Institutos Missionários ad gentes.

O padre Tony Neves, director do SAMP, refere que o trabalho destes dias decorreu dentro e fora da Igreja, em espaços como supermercados ou escolas, por exemplo.

D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, presidiu à abertura oficial desta semana com um apelo à Missão, que se concretizou, ao longo dos dias, com a presença de missionários (padres, irmãs e leigos) nas eucaristias das três grandes comunidades locais (S. Maximiliano Kolbe, S. Beatriz e S. Clara).

Uma equipa esteve presente num espaço comercial, com o projecto «Doce Missão».
“Foi um momento de sensibilização, de gerar perguntas e inquietações, de provocar o encontro com ali só vinha fazer compras, em tempo de crise”, assinala Tony Neves.

Visitas a idosos, doentes e famílias da zona, juntamente com vigílias de oração, acções de formação, sensibilização missionária e testemunho deram vida a esta iniciativa, que contou ainda com uma “festa missionária” para os mais novos.

A zona de Chelas é assistida pastoralmente por cinco franciscanos da Itália, da Roménia e de Portugal, que ali vivem comunitariamente.

TN/OC

2 comentários:

Afmend disse...

Paz e bem!
hau foin hetan ita nia site ida ne'e, nebe ho gosto hau husik hela hau nia saudação ba ita. Hau fiar katak ho site ida ne'e bele habelar liu tan Timor nia naran iha estrangeiro. Na'i sei haraik bensa ba ita nia actividade tomak.

Na'i sei haraik bensa ba ita hotu.

Ir. Ma. Mendes, SSpS disse...

Obrigada pelo comentário.
Los duni, Timor nee kikuan maibe nia naran boot he tan Timor oan tomak lao lemo rai.
Hein katak sira hotu ho fuan ho laran ida moris iha paz e hodi foti no tane Timor ba nafatin oin.
Deus lhe abençoe na sua vida e missão