sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PorQue Procuras?






No fim-de-semana de 1 a 3 de Outubro, juntaram-se no Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, cerca de uma centena de jovens vindos de diversas partes do páis. A diversidade de rostos falava das várias nacionalidades presentes.
Este Encontro foi organizado pelos Missionários do Verbo Divino, Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e o grupo Diálogos, leigos SVD para a Missão, e teve como tema "PorQue Procuras?"

Queridos Jovens
Após do nosso encontro já pensaram como poderia ser a vossa vida com Jesus? Como ela tornar-se-ia simples e desprendida? Considera, agora, o olhar de Jesus: é com amor que ele vos convida a deixar tudo o que vos prende para O seguir.
Jesus amou aquele jovem e, segundo o relato de Marcos, queria tê-lo como seu discípulo. Mas a sua vida era complicada: tinha coisas a fazer, negócios a concluir, pessoas e bens materiais que o prendiam. Não podia deixar tudo e todos, por isso foi-se embora triste, abandonando Jesus.
Ele perdeu uma oportunidade! Recusando, não só diz «não» a Jesus, mas também diz «não» ao amor. Recusa-se de tomar o seu lugar na obra da salvação do mundo.

Agora pensam em vos. Jesus não vos pede um salto entre “o tudo e o nada” , mas sim, uma série de pequenos passos em direcção ao amor. A tragédia do Jovem rico não consiste em não estar pronto a deixar tudo – quem seria preparado a dar este passo? A verdadeira tragédia foi a de ter perdido a oportunidade de realizar algo que ele próprio desejava, isto é, entrar numa íntima relação com Jesus.

Não é tanto uma questão de desprendimento, mas é sobretudo ter uma maior liberdade e confiança para seguir a voz do amor. O desprendimento é uma consequência de uma maior ligação a algo de muito mais importante. Quem se preocuparia dos seus próprio bens - poucas coisas enfim - , se no campo da sua vida encontrou um tesouro, isto é o convite que o faz entrar na intimidade com o Senhor Jesus...

Sem comentários: