sexta-feira, 27 de junho de 2008

PRONTO ESTÁ MEU CORAÇÃO (Madre Josefa, SSpS)

Nós, Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo estamos a preparar a beatificação da Madre Josefa (Hendrina Stenmanns), uma das primeiras Servas do Espírito Santo que juntamente com Helena Stollenwerk e outras jovens foram os alicerces da segunda Congregação fundada por S. Arnaldo Janssen. Para conhecer melhor a sua vida e preparar interiormente este evento a Congregação está a celebrar o Ano da Madre Josefa. Uma das frases que resumem melhor a vida da Madre Josefa Stenmanns é: “Pronto está o meu coração”. Nos últimos anos da sua vida escreveu a uma das Irmãs: “Rezemos cada dia: Pronto está o meu coração, oh Deus, pronto está meu coração”.

Hendrina Stenmanns nasceu no dia 28 de Maio de 1852, em Issum, no Baixo Reno (Alemanha). Dos 6 aos 14 anos de idade frequentou a escola, mas antes de acabar o último ano teve que deixá-la para ajudar a cuidar da casa e dos irmãos menores. Mesmo com muito trabalho procurava a busca de Deus e a prática das virtudes. Visitava os doentes e, como a sua amabilidade e delicadeza eram grandes, todos os doentes queriam tê-la perto.

A mãe faleceu quando tinha 26 anos. Hendrina prometera por de lado seus desejos pessoais e ficar com o pai para cuidar dos irmãos e irmãs. Fechavam-se todas as portas para ela, frustrando seus planos e desejos pessoais. Não se notava uma única palavra de queixa ou lamentação. Assumia a situação como era e como sua tarefa.

O CORAÇÃO NO CÉU

Hendrina tinha os dois pés no chão, mas, permeando e transparecendo em tudo o que fazia, estava o amor do coração firmemente ancorado em Deus. Deus era o sustento de sua vida, o que via quase como algo natural. Na Missa e Comunhão experimentava a confirmação desta presença. Anos depois veio a conhecer a obra missionária de Steyl e duas jovens que lá trabalhavam como empregadas na esperança que um dia seria fundada uma congregação feminina. Hendrina sentiu que era lá o seu lugar. O padre Arnaldo aceitou o pedido de Hendrina e, em 1884, partiu para Steyl. O dia 8 de Dezembro de 1889 é considerado o “Dia da Fundação” da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e ela, com mais cinco companheiras, entre elas Helena Stollenwek, foram recebidas como postulantes.

O pároco de Issum, Pe. Veels, conhecia a disposição eucarística de Hendrina. Em Janeiro de 1884 escreveu a Arnaldo Janssen que poderia dar-lhe “as melhores recomendações em todos os sentidos. Ela sempre teve o desejo de entrar na vida religiosa.... por muitos anos se confessa semanalmente e, apesar de morar a mais de 15 minutos de caminhada da igreja e ter de cuidar da casa, participa diariamente da santa Missa”. Não era comum uma jovem com a carga de trabalho de Hendrina Stenmanns levar uma vida espiritual tão intensa.

Para o pequeno grupo em Steyl, célula germinativa da futura Congregação de Irmãs, a Eucaristia era fonte de força no trabalho diário e pesado na cozinha durante os anos na Casa Missionária. Poderíamos dizer que as empregadas viviam um “círculo Eucarístico”: da Missa de manhã, onde frequentemente recebiam a santa Comunhão, para a meia hora de oração ao meio dia, para a Bênção do Santíssimo Sacramento à tarde. A antecipação destes ‘auxílios espirituais’ diários permeava e animava a sua vida diária.

No dia 17 de Janeiro de 1892, recebeu o hábito religioso e o nome de Irmã Josefa. Dia 12 de Março de 1894, com onze companheiras, finalmente pôde emitir os primeiros votos religiosos. Faleceu a 20 de Maio de 1903.

Missionárias SSpS Ir. Mechtilde Berger, SSpS 16/05/2006 21:40 4547 Caracteres

Madre Josefa, SSpS

GUIADA PELO ESPÍRITO... APAIXONADA PELO EVANGELHO.

No dia 29 de Junho de 2008, em Tegelen na Holanda, vai ser beatificada a Irmã Josefa (Hendrina Stenmans) co-fundadora das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS). Hendrina nasceu a 28 de Maio de 1852 na pequena povoação de Issum, na Alemanha. Era a mais velha de sete irmãos e, após a morte prematura da mãe, assumiu a responsabilidade de cuidar de toda a família. Na sua aldeia, a pobreza atingia vastas camadas da população e, assim, desde criança, Hendrina aprendeu a ser sensível ao sofrimento dos pobres e a repartir os bens com eles. Tendo sido obrigada a crescer e a amadurecer através da responsabilidade pelo cuidado e dedicação à sua família, Hendrina aprendeu desde muito cedo a esquecer-se de si mesma e a ir ao encontro das necessidades dos outros.

Hendrina vivia uma vida de grande proximidade com Deus, tendo sentido desde jovem o desejo de entregar a sua vida como religiosa; no entanto, a responsabilidade pela sua família e a situação política do país não lho permitiam. Sofreu e esperou silenciosamente enquanto ia dedicando a sua vida à sua família e a todos os que dela necessitavam. Depois de vários anos de paciente espera, Hendrina tomou conhecimento da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD) fundada pelo P. Arnaldo Janssen e pediu para ser admitida como empregada da nova Casa Missionária de Steyl. Na sua carta referia: “Nada mais desejo do que, com a graça de Deus, tornar-me a última e sacrificar-me pela obra da propagação da fé!”. Hendrina foi admitida em Steyl em Fevereiro de 1884, iniciando o trabalho de auxiliar de cozinha com outras companheiras.

Arnaldo sentia que Deus lhe pedia para fundar uma congregação feminina, cujo objectivo primeiro era acompanhar o trabalho dos Missionários do Verbo Divino nas missões ad gentes, especialmente através do serviço e presença junto das mulheres e crianças. Hendrina e as suas companheiras, no entanto, tiveram de esperar pacientemente durante vários anos até poderem realizar o sonho de serem irmãs missionárias. O sonho começou a tornar-se realidade a 8 de Dezembro de 1889, data da fundação das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS). Não foi por acaso que Hendrina escreveu mais tarde: “procedam lentamente, a obra de Deus não pode ser apressada!” Em Março de 1894, dia da primeira profissão religiosa de 12 Irmãs, Hendrina recebeu o nome de Irmã Josefa e comprometeu-se a “nada procurar a não ser a vontade de Deus!”

Apenas quatro anos após a fundação, a Irmã Josefa foi nomeada Superiora da nova Congregação, a qual cresceu rapidamente. Em 1895 foram enviadas as primeiras irmãs para a Argentina; nos anos seguintes, partiram irmãs para o Togo, Papua Nova Guiné, Estados Unidos e Brasil. Hoje, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) estão em 46 países. Em Portugal estão presentes em Casal de Cambra e Odivelas.

A Madre Josefa faleceu a 20 de Maio de 1903, vítima de doença grave, deixando para trás uma vida marcada pela simplicidade, compaixão, oração constante, alegria, liberdade interior, espírito de discernimento e um grande amor ao Espírito Santo. Este amor ficou evidente nas suas últimas palavras às Irmãs: “A respiração de uma Serva do Espírito Santo deve ser “vem, Espírito Santo”.

As Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) estão chamadas a viver e alimentar uma experiência de intimidade com Jesus; a partilhar a vida e a fé em comunidades internacionais e a ser expressão (rosto) da ternura e compaixão de Deus no mundo de hoje. Hoje, unidas à Igreja universal e ao povo a quem servem, querem celebrar a acção da graça de Deus na vida de Hendrina Stenmans, aliás, Irmã Josefa.


MILAGRE

O milagre que possibilitou a beatificação de Madre Josefa aconteceu no Brasil, no município de Poço das Antas, Rio Grande do Sul, no dia 23 de março de 1985 com o jovem Valdir Bender, na época com 19 anos. Valdir estava a trabalhar quando, no dia 7 de março de 1985, teve uma crise de apendicite aguda. Procurou o médico da firma e este deu-lhe um remédio e disse-lhe que poderia voltar ao trabalho. A dor continuou e ele procurou o hospital. Foi operado e recebeu alta, mas continuava a sentir fortes dores e não conseguia alimentar-se. Voltou ao hospital, retirou os pontos, tomou a medicação prescrita, mas em vez de melhorar, só piorava. Como não aguentasse mais a dor, foi para Poço das Antas e iniciou o tratamento com o médico Júlio Martinez Marchena.

No dia 22 de março foi internado com uma infecção abdominal e no dia seguinte submetido à nova cirurgia, que constatou que o seu intestino delgado havia sido suturado junto com a parede abdominal. O estado era gravíssimo e o médico alertara seus pais que não havia muita esperança. Após a cirurgia o quadro clínico de Valdir agravou-se e ele entrou em agonia. Foram tomadas todas as providências possíveis, mas ele não reagiu e o médico avisou a família que a sua situação era irreversível. Foi neste momento que aconteceu o milagre. Enquanto a enfermeira procurava o padre para que lhe desse a unção dos enfermos, fez uma prece fervorosa pedindo a Madre Josefa que alcançasse de Deus a saúde para Valdir.

Contra todas as evidências da medicina, Valdir voltou à consciência e a partir daí começou a melhorar. O próprio médico admitiu que sua recuperação só pode ser explicada por uma intervenção divina. Hoje, mais de 20 anos depois, Valdir está casado, tem filhos e afirma que recuperou totalmente e que hoje tem uma veneração especial à madre Josefa porque seus pais, a enfermeira e a irmã pediram sua intercessão.

(SSpS World NEWS)

sábado, 14 de junho de 2008

Como é bom reunimos e sermos amigos de Jesus

Jesus diz e continua a dizer para todos os Jovens e para cada um/a de nós:
EU SOU A VERDADE
O CAMINHA
A VIDA

Catequese do Grupo Especial A de Paróquia de Ramada


terça-feira, 10 de junho de 2008

Missa de Acção de Graça

No momento de ofertório algumas irmãs timorenses de várias congragações que trabalham em Portugal como missionárias foram dançar. O "tais" é o traço típico de Timor.
Com alegria que brota do coração como timorenses a louvar a Deus e também entregar o povo de Timor para a protecção Divino Misericordia.

Dom Basílio do Nascimento


Comuidade timorense

No dia 8 de Junho a comunidade timorense que residem em Lisboa teve encontro com o Bispo de Baucao e participou a missa de acção de graça que presidiu pelo D. Basíliu do Nascimento na Igreja Monte de Abrão-Portugal