quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Amor é meu nome

“ Dizer que fui criado à imagem de Deus é dizer que o amor é a razão de minha existência, pois Deus é amor. Amor é a minha verdadeira identidade. Esquecimento de mim mesmo é meu verdadeiro eu. Amor é meu verdadeiro caráter. Amor é meu nome.”

New Seeds of Contemplation, de Thomas Merton
(New Directions, New York), 1962. p.60

Esperança e frustração


"Ter esperança é arriscar-se à frustração. Tome, portanto, a resolução de correr esse risco. Não seja um dos que, para não correr o risco de fracassar, nunca tentam coisa alguma."

New Seeds of Contemplation, de Thomas Merton

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Responsáveis missionários querem capitalizar dinâmica dos leigos

(Irmãs timorenses - Foto na participação da Jornada Missionária em Fátima-Portugal)

Voluntariado: Responsáveis missionários querem capitalizar dinâmica dos leigos
Patrícia Fonseca, da Fundação Fé e Cooperação, diz que partir em missão é mais que «uma moda»

Fátima, Santarém, 19 set 2011 (Ecclesia) – Os responsáveis pelo esforço missionário da Igreja Católica em Portugal esperam que a dinâmica de “voluntariado missionário” que cativou “milhares de leigos” nos últimos 20 anos, seja aproveitada para “revitalizar a pastoral” no país.
Em declarações prestadas à ECCLESIA, este domingo, durante o encerramento das Jornadas Missionárias 2011, o diretor do Departamento de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa alertou para o perigo desta “pequena revolução silenciosa” esbarrar em “comunidades sem ouvidos nem olhos”.

“Se há 20 anos praticamente só partiam em missão os membros dos institutos religiosos, agora há famílias inteiras que saem e há sobretudo muitos jovens”, sublinha o padre Tony Neves, para quem o grande risco está no esquecimento dessas experiências após o regresso dos leigos”.
De acordo com Patrícia Fonseca, da plataforma do voluntariado missionário da Fundação Fé e Cooperação (FEC), a prioridade deve passar por uma maior sensibilização da sociedade, para que “o voluntariado não seja uma moda mas sim um modo de vida”.

Todos os anos, aquela organização não-governamental criada pela Conferência Episcopal Portuguesa prepara centenas de leigos para colaborarem em projetos solidários nos países lusófonos em vias de desenvolvimento.

“Para criar e educar consciências é preciso fazê-lo no banco das escolas, tanto nas universidades como mais cedo”, realça aquela responsável, propondo a introdução nos currículos de “disciplinas sobre voluntariado e cidadania”.

A educação cívica para a missão foi mesmo um dos principais assuntos em debate nas Jornadas Missionárias deste ano, subordinadas ao tema “Voluntariado e Missão”.

Um evento organizado pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP) que evidenciou ainda a grande importância do contributo voluntário para a ação social da Igreja Católica e de outras instituições, junto dos mais desfavorecidos.

As OMP partem agora para a preparação do Dia Mundial das Missões, marcado para 23 de outubro, com o lema “Todos, tudo e sempre em missão”.

Segundo o padre Durães Barbosa, que concluiu este mês o seu mandato à frente daquele organismo, “o guião de outubro já está a ser espalhado pelas paróquias, convidando todas as pessoas para fazerem dele um instrumento de trabalho e de oração”.
PTE/JCP


Nacional Agência Ecclesia 2011-09-19 17:26:29 2311 Caracteres Voluntariado, Voluntariado missionário

Voluntariado e Missão


Conclusões das Jornadas Missionárias 2011

Voluntariado e Missão” foi o tema desenvolvido pelas Jornadas Missionárias 2011. Realizaram-se em Fátima de 16 a 18 de setembro, no Convívio de S. Agostinho, com a participação de cerca de 400 pessoas.

O tema foi motivado pelo Ano Europeu do Voluntariado e inspirado pela Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o voluntariado. As linhas de força do voluntariado social, pastoral e missionário foram aprofundadas por meio de conferências, experiências de vida e celebrações litúrgicas.

Constatamos que, ao longo da história da humanidade e da Igreja, a maioria dos serviços, associações e causas têm funcionado e ainda funcionam graças ao serviço dedicado, voluntário e anónimo dum número incontável de pessoas. Nos últimos 20 anos, em Portugal, começaram a surgir organizações cujo único objetivo é promover, formar e enviar voluntários, de curta ou longa duração, para uma Missão específica. Na Igreja, é a Fundação Fé e Cooperação (FEC) que coordena a plataforma do voluntariado missionário.

Sintetizamos a partilha e a reflexão destas Jornadas num decálogo do voluntariado missionário.

SER VOLUNTÁRIO É

1. Encontrar na Fé e identidade com Cristo a verdadeira motivação para fazer voluntariado, perto ou longe, na Igreja ou na sociedade.

2. Continuar a Missão de Jesus, por meio do próprio testemunho e coerência de vida, contribuindo assim para a construção do Reino de Deus no mundo.

3. Exercer a cidadania, baseada na corresponsabilidade pelo bem comum e universal.

4. Fazer a diferença profética, num mundo centrado no bem pessoal, no lucro e na exploração do outro e da natureza.

5. Viver numa atitude de abertura aos desafios do mundo, mais do que procurar ações e experiências pontuais.

6. Ter uma nova consciência social, motivada pelo amor ao próximo e não pela necessidade de resolver os próprios problemas.

7. Viver em formação permanente e específica para melhor poder servir com qualidade e sustentabilidade.

8. Criar relações de vizinhança, fundadas no respeito e na solidariedade entre irmãos, iguais na dignidade, mas diferentes nas necessidades.

9. Aprender a trabalhar em equipa e em rede, criando comunhão e promovendo solidariedade local e global.

10. Acreditar que quem quer partilhar a vida e o seu tempo gratuitamente sempre arranja maneira, pois é dando que se recebe; mas quem vive para si mesmo sempre arranja desculpas.

Os participantes pedem aos nossos governantes que promovam o voluntariado e lhe deem um enquadramento jurídico que proteja o voluntário empresarial da exploração, apoie o voluntariado de longa duração no regresso ao trabalho remunerado e incentive os jovens à prática do voluntariado como raiz de mudança social.

As próximas Jornadas Missionárias serão em Fátima, de 14 a 16 de setembro de 2012.
Fátima, 18 de setembro de 2011


Documentos Agência Ecclesia 2011-09-18 17:44:59 2835 Caracteres Missões

terça-feira, 13 de setembro de 2011

The Stabat Mater


At the cross her station keeping,
Mary stood in sorrow weeping
When her Son was crucified.
While she waited in her anguish,

Seeing Christ in torment languish,
Bitter sorrow pierced her heart.
With what pain and desolation,
With what noble resignation,

Mary watched her dying Son.
Ever-patient in her yearning
Though her tear-filled eyes were burning,
Mary gazed upon her Son.

Who, that sorrow contemplating,
On that passion meditating,
Would not share the Virgin's grief?
Christ she saw, for our salvation,

The Collegeville Hymnal
Minnesota: Liturgical Press, 1990.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Be Still


Do not do
or pretend to be
anything
just be.

Be still.
calm those
anxious, unruly
whirling thoughts
into stillness.

Be still and know
as the flower knows the sun's rays
as the mouth knows bread
as the heart knows love
open yourselves to knowing.

Be still and know that I am
here and now
around you and within you
behind you and before
where you are
I am.

Be still and know that I am God
your Father and Mother
your Companion and Healer
your Life and your all.

Be.
Be still.
Be still and know.
Be still and know that I am.
Be still and know that I am God.

Readings: I Kings 19:11-13
Posted by John Predmore, S.J. at 12:30 AM