quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEPTEMBER, 29

Archangels are believed to be messengers of God sent to direct, guide, defend, and protect us. Only the three we reverently remember on this feast day – Michael, Gabriel, and Raphael -- are named in the Old as well as the New Testament.

According to the Delaney Dictionary of Saints, from the sixth century to 1970, September 29 was observed as Michaelmas Day and honored only St. Michael. Since 1970, September 29 has been celebrated as the Feast of all three Archangels. Michael is known as the great protector; Gabriel as the bearer of good news; and Raphael as the divine healer.

Prayer to Saints Michael, Gabriel & Raphael



O God, send the Archangels Michael, Gabriel, & Raphael to our assistance. May they who stand forever praising You at Your throne present our humble petitions before You. May they be our safeguard in times of trouble and temptation. May they defend our country from attack. May they tirelessly work to end abortion and all the sins against life in the world. May these powerful angels help to assure the leaders of our country follow You first in all things. And may they help to strengthen our Holy Catholic Church and draw others to this vessel of the Way and the Truth and the Life. We ask this through Christ our Lord in unity with You and the Holy Ghost, one God, world without end. Amen

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

JORNADAS MISSIONÁRIAS 2010

Conclusões

Marcados pelo dinamismo do Ano Sacerdotal, a recente visita do Papa Bento XVI a Portugal e pela publicação da Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”, reuniram-se, em Fátima, entre os dias 17 a 19 Setembro, aproximadamente 450 pessoas, oriundas de quase todas as dioceses, institutos missionários e movimentos de Portugal, para celebrar as Jornadas Missionárias e aprofundar o tema: Espírito Santo e Missão.

O Espírito Santo é o primeiro agente da Missão. É Ele que dinamiza a comunhão entre Deus e a humanidade, entre o evangelizador e o evangelizado. O Espírito assegura a continuidade da Missão do Pai, que envia o seu Filho, e de Jesus, que envia os seus discípulos. A História está cheia de exemplos que manifestam a acção do Espírito: o dinamismo missionário da Igreja nascente, o testemunho dos mártires e dos consagrados, os diversos movimentos evangelizadores ao longo da história. O tempo presente está grávido de sinais da acção do Espírito. Destes, destacamos, em Portugal, a Missão 2010 no Porto e o voluntariado missionário. No mundo, realçamos a preocupação da ONU pelo apoio à cooperação e a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, em 2015.

S. Lucas apresenta-nos a missão como uma necessidade teológica ao lado das afirmações centrais da fé: Cristo tinha de sofrer, ressuscitar e ser anunciado a todos os povos (Lc 24,44-47). Os discípulos são enviados (“Ide”) a ir ao encontro das pessoas (Lc 10,3) e não a esperar passivamente que elas venham ter com eles. A Igreja, com o seu testemunho evangélico, é como uma luz que brilha para os que estão fora e os leva a entrar (Lc 8,16). Maria e Paulo são, para Lucas, os dois ícones de evangelizadores que anunciam livre e jubilosamente a boa nova de Jesus.

O sujeito da Missão é a Igreja local. O bispo, os párocos, os consagrados e os leigos devem ser os grandes promotores da dimensão missionária da Igreja. As preocupações com a pastoral e a diminuição dos sacerdotes dificultam a comunhão e a abertura à Missão ad gentes. Há o perigo de se esquecer que a Igreja é, por essência e vocação, missionária. Por isso, a Igreja local deve criar dinamismos internos e formativos que manifestem melhor a sua natureza missionária.

Por isso, nós, participantes nestas Jornadas Missionárias, decidimos:

1. Agradecer à Conferência Episcopal a publicação da Carta Pastoral “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”, em Junho de 2010, no seguimento do que foi pedido pelo Congresso Missionário de 2008;
2. Saudar a iniciativa do caminho sinodal “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal ” e sugerir que se tenha em consideração a carta pastoral sobre a Missão;
3. Pedir às Dioceses e Paróquias que promovam as estruturas dinamizadoras da Missão, previstas na carta pastoral: Centros Missionários Diocesanos e Grupos Missionários Paroquiais;
4. Fomentar, na Igreja, iniciativas de formação que levem à experiência do encontro com Cristo vivo e formem discípulos fiéis e missionários apaixonados.
5. Promover, junto dos seminaristas e dos sacerdotes diocesanos, formação e experiências missionárias em Igrejas irmãs de outros países. Incentivar os Institutos Missionários e as Obras Missionárias Pontifícias a facilitar estas experiências e a formação missionária ad gentes.
6. Animar os institutos missionários a integrarem-se na dinâmica pastoral da Igreja local, com a riqueza dos seus carismas, procurando metodologias de acção renovadas.
7. Estimular a alegria e a generosidade dos leigos, especialmente dos jovens, que todos os anos, e cada vez em maior número, doam um pouco da sua vida ao mundo missionário.
8. Apoiar a iniciativa da Rede Fé e Desenvolvimento, coordenada pela FEC, em promover a oração e o acompanhamento da Cimeira da ONU sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, de 20 a 22 de Setembro de 2010, em Nova Iorque.

As próximas Jornadas Missionárias acontecerão, em Fátima, nos dias 16, 17 e 18 de Setembro de 2011.

Fátima, 19 de Setembro de 2010
Os participantes

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Deus é Amor


Tudo foi criado por amor ...
Graças a Ti Senhor

Louvor a Ti Senhor pelas Suas obras maravilhosas


Deus, Criador de todas as coisas,
Pela sua Palavra tudo se formou...

O Senhor abençoou-me abundantemente..

"O Senhor abençoou-me abundantemente e torna-me disponível para dar uma resposta"

A minha alma grorifica o ao Senhor
O meu espírito se alegra em Deus , meu salvador...