quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Thanks Lord

Lord, second by second the new year aproches our door steps. The 2009 goes and the year 2010 immediately steps in. The year that will come to pass leaver behind beautiful memories for me to treasure.Lord, old these memories reveal to me your blessingns and your love through out my journey this year. Before i say good bye to the year name and give thanks for all theses blessings that I experience through this congregation, through the sisters of this Region as well as my own Regiaon, through my community, Sr. Ma. José, Sr. Quintinha João Dinis, and through my family in East Timor, through all the people I encounter in this year´s journey.They strenghten my vocation to fallow your Son Jesus Christ.Lord, I entrust all of them into your loving hands, so that you will lead us all into the year of 2010. May you journey with us every step of the way, revealing to us your Holy will, ang susteining us with your blessings for the challenges ahead. May our lives continue to proclaim your Love and Mercy to all...Amen.

Portugal, Odivelas, 31-12-2009 (By Ir. Mendes, SSpS-Missionárias Servas do Espírito Santo)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

NATAL

Natal é verdade
Natal é justiça
Natal é amor
Natal é liberdade
Constroi a paz
proclama o perdão
Semeia a amizade e cada dia será Natal

MARRY CHRISTMAS

Dear All

May the Lord Jesus truly bless you during this wonderful season as you rejoice in the birth of Jesus. May you open and cherish His gifts of peace, joy, grace, kindness, goodness, hope and love and may you share the blessings with all those around you.

Merry Christmas and a Happy New Year!
United in the love of baby Jesus

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

NATAL É MANIFESTAÇÃO DA TERNURA DE VERBO DE DEUS









Deus se fez simples com os simples, fraco com os fracos ensina que a bondade e a simplicidade geram vida, geram misericórdia. Somos pedaço de Deus neste mundo, nesta história. Somos comunicação, somos missão.

Natal é tempo de graça: o Verbo é acolhido na História – Deus se faz para sempre o “Deus-connosco”

SIM É NATAL…E É NATAL:

Quando buscamos ser o lugar onde o Verbo encontra espaço para o seu anúncio;

Quando nos propomos ser o ponto de encontro e acolhida do mistério da ternura de Deus

Quando descobrimos que Jesus - o Verbo encarnado, trouxe o Pai e o Espírito Santo para dentro do mundo, no coração das pessoas

Quando, como Maria, colocamos toda a nossa pobreza à disposição do projecto Salvador de Deus

Quando experimentamos a força transformadora de Deus nos acontecimentos do dia a dia

Quando conseguimos amar as pessoas que encontramos em nossa vida e em nossa missão,
sobretudo as menos dotadas, as menos atraentes, as excluídas, as marginalizadas…

Quando percebemos que Deus é presença criativa e se revela no pobre, espaço e lugar de sua predilecção

Quando contemplamos Deus feito homem e cremos que Ele se dá a conhecer como comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Que este natal de LUZ do VERBO brilhe no coração de todos os povos e as nações se unam para a fraternidade universal e todas as pessoas sintam a força libertadora do Deus Trindade. E que o NOVO ANO seja repleto de PAZ, AMOR, SAÚDE, PERDÂO, SORTE e FRATERNIDADE.
Um Bom Natal e Feliz Ano Novo

sábado, 12 de dezembro de 2009

III Domingo de Advento Ano C

Homilia para a Missa com Crianças

(Pe. Luís Jorge Fernandez AlvesPe. Dex Steve Goyeco)
Agrupamento Pastoral de Santa Marta

Que disse João às multidões?
Que disse ele aos publicanos ou cobradores de impostos?
Que disse ele aos soldados?
E que nos dirá a nós hoje?
Diz-nos que também nós precisamos, certamente, de mudar de vida.
Mudar em coisas muito concretas da nossa vida de todos os dias.
Há caminhos com sentido proibido que não nos levam à alegria.
E há caminhos com sentido obrigatório para quem quer viver feliz.
Por isso, também nós perguntamos:
- E nós, que devemos fazer?
E João responde-nos:
- Convertei-vos!
E nós voltamos a perguntar:
- E o que é converter-se?
Ele responde-nos:
- Converter-se é mudar. Sim, mudar algumas coisas.

UNS OLHOS

Converter-se é mudar o olhar.
Passar de um olhar de desprezo ou de ódio, a um olhar de ternura e de amor.



UM OUVIDO

Converter-se é mudar de ouvidos.
Passar de uns ouvidos surdos às palavras dos outros e à Palavra de Deus e um ouvido aberto a toda a palavra boa.




Converter-se é mudar as palavras.
Passar de palavras que saem da nossa boca, como insultos e armas que ferem, a palavras que elogiam e animam quem está triste.



UMA MÃO

Converter-se é mudar de mãos.
Passar de mãos que se fecham nos gestos egoístas e invejosos, a mãos que sabem cumprimentar, partilhar e sabem servir sem esperar recompensa.




UM CORAÇÃO

Converter-se é mudar o coração.
Passar de um coração de pedra, frio e duro, a um coração que sabe amar e perdoar.




UM ROSTO

Converter-se é mudar o rosto.
Passar de um rosto triste a um rosto sorridente, sereno, pacifico, gentil.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Senantiasa senyum

(Melina Pereira Mendes)

Sentiasa senyum


Senyum merupakan aset berharga untuk diri anda.

Kata orang, senyum itu sedekah. Senyuman membawa 1001 makna.

Senyuman yang ikhlas dapat menenangkan hati orang lain.

Jika ada orang tidak senyum pada anda,

maka hadiahkan mereka senyuman.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Berbahagialah mereka semua...

Padre Feliks Kosat, SVD é de Indonesia e os 4 seminaristas dos Missionários do Verbo Divino em Lisboa, foto no dia 29 de Novembro de 2009)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

HOMILIA do Pe. Câncio, SDB

( Homilia do Pe. José Câncio Costa Gomes, SDB, no dia 28 de Novembro, missa de comudade timorense em Lisboa)

Primeiro Domingo do Advento (Ano C)

Entramos já no novo ano litúrgico, e começamos com o tempo Advento. É o tempo de preparação para uma grande recepção do Senhor que virá para salvar-nos e libertar-nos. A preparação deve começar de nossa mente e de nosso coração. Essa implica penitência e conversão pessoal, que é um esforço para mudar atitude mental inclinada para o mal. Nesse tempo também é o momento de formação e de aprendizagem por orando e meditando a palavra de Deus como discípulos de Cristo. Portanto, Advento é o tempo de penitência aprendendo acolher as pessoas como uma acção de amor seguindo aquilo que Jesus fazia com os pecadores e os vulneráveis, os necessitados/pobres e corações atribulados. Cristo veio para os acolher embora que o próprio Cristo não fosse acolhido por muitos desde o seu nascimento até a sua morte.

Caros irmãos compatriotas, iniciamos este momento forte com o dia memorável da nossa libertação. Lembramos os momentos da nossa luta pela independência. Muitas vezes pensemos que nós lutamos contra as pessoas invasoras (estrangeiras), mas sim lutamos contra a maldade que reina na mente e no coração das pessoas. Ninguém é mau, todas as pessoas são boas, por isso que Deus veio para salvá-las. Tudo depende de percepção e convicção de cada um. Temos que tomar consciência para reflectir os nossos pontos altos e baixos. Meus irmãos, a raiz do nosso sofrimento prolongado é a divisão entre nós, fomos conquistados pelo mal, estávamos sob o reinado do maligno. Devemos entender a libertação em todos aspectos de vida ou uma libertação integral que enquadra todas as dimensões de vida. A nossa divisão interna nos anos 70s tornou-se uma doença agravada que precisa de curar, a relação entre nós ainda está injusta. Ainda há muros que nos separem, o ódio e a vingança do nosso passado ainda permanecem, a arrogância e o egoísmo ainda nos reinam. Agora é o tempo para sararmos as nossas feridas nos nossos relacionamentos na sociedade. Precisamos uma relação verdadeiramente justa.

Meus irmãos, nós já estamos perto do Natal. Meditamos a mensagem de amor que Jesus trouxe para o mundo e para cada um de nós. Cristo não trouxe nenhuma coisa nova da sua mensagem, mas simplesmente para afirmar coisas que um ser humano deveria ter. Ele vem ajudar-nos para realizar os nossos desejos e anseios profundos; os desejos para sermos alegres e felizes, os anseios para vivermos eternamente e sermos livres para sempre. Essas são mensagens de amor, da paz e da justiça, que nos convidam para criar amizade entre nós. Os valores celestes são a elevação destes valores humanos; se quisermos ser salvos então temos que viver em plenitude esses valores implicados na mensagem de Jesus.

O evangelho hoje fala-nos sobre o fim. Observamos as notícias nos jornais sobre catástrofes e desastres naturais, o aquecimento global que causa o fim imediato de massa dos gelos nos pólos norte e sul com risco de subida do volume do mar que vai submergir muitas partes da habitação humana ao longo das costas, as doenças incuráveis, etc. Caríssimos irmãos, estes anúncios não são ameaças para nós, mas sim são desafios e dão-nos oportunidades para nossa purificação e conversão. Muitas vezes nós somos catalisadores do nosso fim e do fim da natureza. Talvez estamos numa fase da queda da civilização humana. Há guerras em todo o mundo, crimes contra a humanidade e contra a natureza. Isso é trabalho do maligno que reina na mente de certas pessoas. O fim referido na Bíblia é a libertação quer neste mundo quer noutro.
Haverá a libertação total e final de todo o mal, tais como do sofrimento e da morte, da guerra e da injustiça, da doença e da pobreza. A mensagem de Jesus Cristo implica a libertação das condições injustas e desumanas. Não podemos separar o nosso bem-estar de nossa salvação eterna. Temos que ter os olhos fixos a Jesus imitando os seus exemplos; aquilo que Ele pretendia dizer é aquilo que Ele fazia/praticava durante a sua vida. Daí que podemos definir a santidade como a realização plena de um ser humano. Não podemos falar o assunto de salvação sem ligar de nada com a nossa experiência de dia a dia. A santidade implica sempre a humanidade, porque somente os humanos que possam atingir aquela perfeição ou realização plena dos seus desejos e anseios. Por isso, a nossa condição social faz parte integral na mensagem evangélica que Jesus Cristo deixou.

Na primeira leitura Jeremias retrata uma situação ideal que os judeus deportados aspiravam, também aquela que é os desejos profundos da humanidade. Ele fala de esperança na tribulação para elevar o espírito do seu povo que estava desesperado. São Paulo na segunda leitura fala-nos sobre a caridade mútua par concretizar a comunhão fraterna como uma família em Jesus Cristo. Existe um paralelismo entre a primeira leitura com o evangelho hoje retratando os sinais da libertação total, que é o fim de tudo. Isso é uma condição ideal que todos nós desejamos para que seja realizada na sociedade Timor Leste e na nossa família.

Irmãos e irmãs, a salvação é uma oferta com os seus desafios para quem quiser. Tudo depende de cada um de nós. Para o bem ou para o mal, a decisão é nossa. Os nossos grandes desafios hoje são consumismo e egoísmo que nos dividem talvez muito radical. A nossa independência como um Povo e País ainda precisa muitas coisas de nós, principalmente a nossa unidade para criarmos aquela condição que nós desejamos e Deus também a deseja. Aquelas duas tentações também crescem e já estão enraizadas profundamente em Timor. Pedimos ao Senhor nos conceda a força e coragem para lutar contra o mal que nos reina e divide.

Lisboa, 28 de Novembro de 2009
Pe. Câncio

FESTA DO DIA NACIONAL DE TIMOR LESTE EM PORTUGAL

NA CELEBRAÇÃO EUCARISTIA, PRESIDIDA PELOS PADRES J. CÂNCIO GOMES, SDB E PADRE FELIKS KOSAT, SVD (28 de Nov.)

GRAÇAS A DEUS PELO DOM DA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR LESTE

Grupo dos jovens timorenses que veio de Irlanda, foto com Irmão Fifa, SVD, Ir. Landa, Carmelitas e Ir. Mendes, SSpS


Os timorenses continuam a viver a sua própria cultura como timorenses.
Apresentação dos grupos culturais
Dança no ofertório da celebração Eucarística

Parte de Ofertório


O grupo coral consite as irmãs timoresnes de várias congregações que trabalhem e vivem em Portugal e os jovens timorenses estudantes


Graças a Deus...
Assemblkeia que participou na missa





Os padres J. Câncio Gomes, SDB e Padre Feliks Kosat, SVD