quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A ORAÇÃO DA CONTEMPLAÇÃO


A Oração Contemplativa aborda a condição humana exatamente onde ela está. Essa oração cura as feridas emocionais de toda uma vida. Ela inaugura a possibilidade de experienciar neste mundo a transformação em Cristo à qual o Evangelho nos convida.

Deus quer compartilhar connosco até mesmo nesta vida o máximo de vida divina que podemos encerrar em nós. O chamado do Evangelho, "Segui-me", é para qualquer pessoa baptizada. Temos em nós, em virtude de nosso baptismo, todos os poderes dados pela graça de que precisamos para seguir Cristo no seio do Pai. A tentativa de fazer isso - de ir mais fundo em direção do amor de Cristo dentro de nós e manifestá-lo mais plenamente no mundo - constitui o núcleo da jornada espiritual."

(do livro de Thomas Keating - "Convite ao Amor", ed.Loyola)
------------
Este é o início do primeiro capítulo deste livro importantíssimo do Pe. Thomas Keating, OCSO.
Todos os apaixonados querem estar juntos. Se somos apaixonados por Deus e queremos estar com Ele, é preciso fazer espaço em nós, buscar disponibilizar algum tempo em nosso dia, para estarmos a sós com Ele.

Como fazia Jesus. Convite ao Amor - Como responder, se não estamos presentes a Ele?
A Oração Centrante é esta oportunidade de estarmos com o Senhor. Ainda que pensemos tendo tantos pensamentos atrapalhe, que nossa mente não para, este é o caminho. Não é a meta final, mas o Caminho. É por aí que seremos conduzidos pelo Espírito a águas mais e mais profundas.
É proporcionar a nós mesmos a oportunidade de buscar a felicidade onde ela está, voltando-nos para nosso centro mais profundo, onde Ele se esconde.

Sem comentários: