quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Thanks Lord

Lord, second by second the new year aproches our door steps. The 2009 goes and the year 2010 immediately steps in. The year that will come to pass leaver behind beautiful memories for me to treasure.Lord, old these memories reveal to me your blessingns and your love through out my journey this year. Before i say good bye to the year name and give thanks for all theses blessings that I experience through this congregation, through the sisters of this Region as well as my own Regiaon, through my community, Sr. Ma. José, Sr. Quintinha João Dinis, and through my family in East Timor, through all the people I encounter in this year´s journey.They strenghten my vocation to fallow your Son Jesus Christ.Lord, I entrust all of them into your loving hands, so that you will lead us all into the year of 2010. May you journey with us every step of the way, revealing to us your Holy will, ang susteining us with your blessings for the challenges ahead. May our lives continue to proclaim your Love and Mercy to all...Amen.

Portugal, Odivelas, 31-12-2009 (By Ir. Mendes, SSpS-Missionárias Servas do Espírito Santo)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

NATAL

Natal é verdade
Natal é justiça
Natal é amor
Natal é liberdade
Constroi a paz
proclama o perdão
Semeia a amizade e cada dia será Natal

MARRY CHRISTMAS

Dear All

May the Lord Jesus truly bless you during this wonderful season as you rejoice in the birth of Jesus. May you open and cherish His gifts of peace, joy, grace, kindness, goodness, hope and love and may you share the blessings with all those around you.

Merry Christmas and a Happy New Year!
United in the love of baby Jesus

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

NATAL É MANIFESTAÇÃO DA TERNURA DE VERBO DE DEUS









Deus se fez simples com os simples, fraco com os fracos ensina que a bondade e a simplicidade geram vida, geram misericórdia. Somos pedaço de Deus neste mundo, nesta história. Somos comunicação, somos missão.

Natal é tempo de graça: o Verbo é acolhido na História – Deus se faz para sempre o “Deus-connosco”

SIM É NATAL…E É NATAL:

Quando buscamos ser o lugar onde o Verbo encontra espaço para o seu anúncio;

Quando nos propomos ser o ponto de encontro e acolhida do mistério da ternura de Deus

Quando descobrimos que Jesus - o Verbo encarnado, trouxe o Pai e o Espírito Santo para dentro do mundo, no coração das pessoas

Quando, como Maria, colocamos toda a nossa pobreza à disposição do projecto Salvador de Deus

Quando experimentamos a força transformadora de Deus nos acontecimentos do dia a dia

Quando conseguimos amar as pessoas que encontramos em nossa vida e em nossa missão,
sobretudo as menos dotadas, as menos atraentes, as excluídas, as marginalizadas…

Quando percebemos que Deus é presença criativa e se revela no pobre, espaço e lugar de sua predilecção

Quando contemplamos Deus feito homem e cremos que Ele se dá a conhecer como comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Que este natal de LUZ do VERBO brilhe no coração de todos os povos e as nações se unam para a fraternidade universal e todas as pessoas sintam a força libertadora do Deus Trindade. E que o NOVO ANO seja repleto de PAZ, AMOR, SAÚDE, PERDÂO, SORTE e FRATERNIDADE.
Um Bom Natal e Feliz Ano Novo

sábado, 12 de dezembro de 2009

III Domingo de Advento Ano C

Homilia para a Missa com Crianças

(Pe. Luís Jorge Fernandez AlvesPe. Dex Steve Goyeco)
Agrupamento Pastoral de Santa Marta

Que disse João às multidões?
Que disse ele aos publicanos ou cobradores de impostos?
Que disse ele aos soldados?
E que nos dirá a nós hoje?
Diz-nos que também nós precisamos, certamente, de mudar de vida.
Mudar em coisas muito concretas da nossa vida de todos os dias.
Há caminhos com sentido proibido que não nos levam à alegria.
E há caminhos com sentido obrigatório para quem quer viver feliz.
Por isso, também nós perguntamos:
- E nós, que devemos fazer?
E João responde-nos:
- Convertei-vos!
E nós voltamos a perguntar:
- E o que é converter-se?
Ele responde-nos:
- Converter-se é mudar. Sim, mudar algumas coisas.

UNS OLHOS

Converter-se é mudar o olhar.
Passar de um olhar de desprezo ou de ódio, a um olhar de ternura e de amor.



UM OUVIDO

Converter-se é mudar de ouvidos.
Passar de uns ouvidos surdos às palavras dos outros e à Palavra de Deus e um ouvido aberto a toda a palavra boa.




Converter-se é mudar as palavras.
Passar de palavras que saem da nossa boca, como insultos e armas que ferem, a palavras que elogiam e animam quem está triste.



UMA MÃO

Converter-se é mudar de mãos.
Passar de mãos que se fecham nos gestos egoístas e invejosos, a mãos que sabem cumprimentar, partilhar e sabem servir sem esperar recompensa.




UM CORAÇÃO

Converter-se é mudar o coração.
Passar de um coração de pedra, frio e duro, a um coração que sabe amar e perdoar.




UM ROSTO

Converter-se é mudar o rosto.
Passar de um rosto triste a um rosto sorridente, sereno, pacifico, gentil.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Senantiasa senyum

(Melina Pereira Mendes)

Sentiasa senyum


Senyum merupakan aset berharga untuk diri anda.

Kata orang, senyum itu sedekah. Senyuman membawa 1001 makna.

Senyuman yang ikhlas dapat menenangkan hati orang lain.

Jika ada orang tidak senyum pada anda,

maka hadiahkan mereka senyuman.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Berbahagialah mereka semua...

Padre Feliks Kosat, SVD é de Indonesia e os 4 seminaristas dos Missionários do Verbo Divino em Lisboa, foto no dia 29 de Novembro de 2009)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

HOMILIA do Pe. Câncio, SDB

( Homilia do Pe. José Câncio Costa Gomes, SDB, no dia 28 de Novembro, missa de comudade timorense em Lisboa)

Primeiro Domingo do Advento (Ano C)

Entramos já no novo ano litúrgico, e começamos com o tempo Advento. É o tempo de preparação para uma grande recepção do Senhor que virá para salvar-nos e libertar-nos. A preparação deve começar de nossa mente e de nosso coração. Essa implica penitência e conversão pessoal, que é um esforço para mudar atitude mental inclinada para o mal. Nesse tempo também é o momento de formação e de aprendizagem por orando e meditando a palavra de Deus como discípulos de Cristo. Portanto, Advento é o tempo de penitência aprendendo acolher as pessoas como uma acção de amor seguindo aquilo que Jesus fazia com os pecadores e os vulneráveis, os necessitados/pobres e corações atribulados. Cristo veio para os acolher embora que o próprio Cristo não fosse acolhido por muitos desde o seu nascimento até a sua morte.

Caros irmãos compatriotas, iniciamos este momento forte com o dia memorável da nossa libertação. Lembramos os momentos da nossa luta pela independência. Muitas vezes pensemos que nós lutamos contra as pessoas invasoras (estrangeiras), mas sim lutamos contra a maldade que reina na mente e no coração das pessoas. Ninguém é mau, todas as pessoas são boas, por isso que Deus veio para salvá-las. Tudo depende de percepção e convicção de cada um. Temos que tomar consciência para reflectir os nossos pontos altos e baixos. Meus irmãos, a raiz do nosso sofrimento prolongado é a divisão entre nós, fomos conquistados pelo mal, estávamos sob o reinado do maligno. Devemos entender a libertação em todos aspectos de vida ou uma libertação integral que enquadra todas as dimensões de vida. A nossa divisão interna nos anos 70s tornou-se uma doença agravada que precisa de curar, a relação entre nós ainda está injusta. Ainda há muros que nos separem, o ódio e a vingança do nosso passado ainda permanecem, a arrogância e o egoísmo ainda nos reinam. Agora é o tempo para sararmos as nossas feridas nos nossos relacionamentos na sociedade. Precisamos uma relação verdadeiramente justa.

Meus irmãos, nós já estamos perto do Natal. Meditamos a mensagem de amor que Jesus trouxe para o mundo e para cada um de nós. Cristo não trouxe nenhuma coisa nova da sua mensagem, mas simplesmente para afirmar coisas que um ser humano deveria ter. Ele vem ajudar-nos para realizar os nossos desejos e anseios profundos; os desejos para sermos alegres e felizes, os anseios para vivermos eternamente e sermos livres para sempre. Essas são mensagens de amor, da paz e da justiça, que nos convidam para criar amizade entre nós. Os valores celestes são a elevação destes valores humanos; se quisermos ser salvos então temos que viver em plenitude esses valores implicados na mensagem de Jesus.

O evangelho hoje fala-nos sobre o fim. Observamos as notícias nos jornais sobre catástrofes e desastres naturais, o aquecimento global que causa o fim imediato de massa dos gelos nos pólos norte e sul com risco de subida do volume do mar que vai submergir muitas partes da habitação humana ao longo das costas, as doenças incuráveis, etc. Caríssimos irmãos, estes anúncios não são ameaças para nós, mas sim são desafios e dão-nos oportunidades para nossa purificação e conversão. Muitas vezes nós somos catalisadores do nosso fim e do fim da natureza. Talvez estamos numa fase da queda da civilização humana. Há guerras em todo o mundo, crimes contra a humanidade e contra a natureza. Isso é trabalho do maligno que reina na mente de certas pessoas. O fim referido na Bíblia é a libertação quer neste mundo quer noutro.
Haverá a libertação total e final de todo o mal, tais como do sofrimento e da morte, da guerra e da injustiça, da doença e da pobreza. A mensagem de Jesus Cristo implica a libertação das condições injustas e desumanas. Não podemos separar o nosso bem-estar de nossa salvação eterna. Temos que ter os olhos fixos a Jesus imitando os seus exemplos; aquilo que Ele pretendia dizer é aquilo que Ele fazia/praticava durante a sua vida. Daí que podemos definir a santidade como a realização plena de um ser humano. Não podemos falar o assunto de salvação sem ligar de nada com a nossa experiência de dia a dia. A santidade implica sempre a humanidade, porque somente os humanos que possam atingir aquela perfeição ou realização plena dos seus desejos e anseios. Por isso, a nossa condição social faz parte integral na mensagem evangélica que Jesus Cristo deixou.

Na primeira leitura Jeremias retrata uma situação ideal que os judeus deportados aspiravam, também aquela que é os desejos profundos da humanidade. Ele fala de esperança na tribulação para elevar o espírito do seu povo que estava desesperado. São Paulo na segunda leitura fala-nos sobre a caridade mútua par concretizar a comunhão fraterna como uma família em Jesus Cristo. Existe um paralelismo entre a primeira leitura com o evangelho hoje retratando os sinais da libertação total, que é o fim de tudo. Isso é uma condição ideal que todos nós desejamos para que seja realizada na sociedade Timor Leste e na nossa família.

Irmãos e irmãs, a salvação é uma oferta com os seus desafios para quem quiser. Tudo depende de cada um de nós. Para o bem ou para o mal, a decisão é nossa. Os nossos grandes desafios hoje são consumismo e egoísmo que nos dividem talvez muito radical. A nossa independência como um Povo e País ainda precisa muitas coisas de nós, principalmente a nossa unidade para criarmos aquela condição que nós desejamos e Deus também a deseja. Aquelas duas tentações também crescem e já estão enraizadas profundamente em Timor. Pedimos ao Senhor nos conceda a força e coragem para lutar contra o mal que nos reina e divide.

Lisboa, 28 de Novembro de 2009
Pe. Câncio

FESTA DO DIA NACIONAL DE TIMOR LESTE EM PORTUGAL

NA CELEBRAÇÃO EUCARISTIA, PRESIDIDA PELOS PADRES J. CÂNCIO GOMES, SDB E PADRE FELIKS KOSAT, SVD (28 de Nov.)

GRAÇAS A DEUS PELO DOM DA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR LESTE

Grupo dos jovens timorenses que veio de Irlanda, foto com Irmão Fifa, SVD, Ir. Landa, Carmelitas e Ir. Mendes, SSpS


Os timorenses continuam a viver a sua própria cultura como timorenses.
Apresentação dos grupos culturais
Dança no ofertório da celebração Eucarística

Parte de Ofertório


O grupo coral consite as irmãs timoresnes de várias congregações que trabalhem e vivem em Portugal e os jovens timorenses estudantes


Graças a Deus...
Assemblkeia que participou na missa





Os padres J. Câncio Gomes, SDB e Padre Feliks Kosat, SVD

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE, 28 DE NOVEMBRO DE 2009


Missa Acção de Graças, presidida pela Excelência reverendíssima, D. Carlos Filipe Xim,enes Belo, SDB, as 18h.00, que terá lugar no Colégio de Pina Manique da casa Pia de Lisboa, Rua dos Jerónimos, Nº 9.
Comissão Organizadora: Embaixada, APARATI, AT, FRETELIN, ATC, Lian Buras e Grupo Timor Sempre.
Os Canto para a Missa
1.Maranatha

Maranatha, maranatha
Aleluia, aleluia
Vem Senhor Jesus, vem Senhor Jesus
Despertar o coração dos homens
Iluminar as trevas deste mundo

1.Deus de bondade e amor
Vem visitar o teu povo
Aleluia, Aleluia

2. Sol de Justiça e verdade
Vem despertar as nações
Aleluia, Aleluia

2.Nai Sadia Ami

Nai Sadia ami
Nai sadia ami, sadia ami
Nai, sadia sadia ami

Kristu sadia ami
Sadia ami
Nai, sadia sadia ami

Nai Sadia ami
Nai sadia ami, sadia ami
Nai, sadia sadia ami

3.Salmo

Para Vós, Senhor, elevo a minha alma.

4.Aleluia: Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia e dai-nos a vossa salvação.

5. AMI HASAE AMI KARAN

Ami hasae, ami karan;
simu ba o Nai simu netik ba.
Karan ksolok, karan kmanek
Ami domin ba Ita.

Simu ba Nai, simu netik ba,
tua no paun, ami kolen.
Ami hasae hodi hananu,
atu hawelok Ita naran.

Simu ba Nai, simu netik ba,
ami nia isin, ami klamar.
Tau hamutuk ho buat karan,
ami hasae ba Ita.

Simu ba Nai, simu netik ba,
ami nia kosar, no ami nia ran.
Saran hamutuk, Kristu nia terus.
Atu habelar Ita domi.


6. Santu

Santu, Santu Maromak
Santu Nai Maromak kbiit Nain (bis)

Lalehan no rai, haklaken.
Ita Boot nia gloria, hosana leten as
Ba.

Diak tebes ida be mai
Hodi Nai nia naran hosana (bis)

7. A PAZ ESTEJA CONNOSCO

A paz esteja connosco (3x)
Sempre connosco, sempre
Sempre esteja a paz

O amor de Cristo nos una, (3x)
Sempre nos una, sempre,
Sempre como irmãos

8. Já Se Ouvem

Já se ouvem nossos passos a chegar
Já se ouvem nossas vozes de alegria
Neste dia que é uma bênção
Para a igreja reunida
Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos.

Como são belos os pés
Que anunciam a paz
E as mãos que repartem o pão.
Na refeição do Cordeiro
Da Palavra, vinho e pão
Somos o povo de Deus em comunhão.

Todos vós que tendes sede
Vinde beber da fonte da verdade
Saciai a vossa fome
Sem pagar vinho nem pão

Já se mudam nossos corações de pedra
Pela força do Espírito de Deus
Já vencemos as barreiras
Que destroem a harmonia
Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos.

Vinde todos que sois pobres
Injustiçados, sem tecto ou sem pão
Vinde ser fraternidade
Gerar o Cristo, fazer libertação.

9.Rona Hau Nai

Rona hau Nai, hau nia harohan
Ho laran kman hasae agradece
Ba Ita Nai, hau nia Maromak
Hamos no bali hau klamar

1.Husi hahalok sira,
ba loro-loron nian,
buat ida deit mak folin boot:
hadomi hau maluk sira

2.Buat sa mak hau halo,
moris iha mundo nee,
husi hahalok aat sira
Hadook hau an husi Nai

3.Knananuk hau harohan,
atu hahi Ita Boot:
hau haksumit hau nia lia,
ba Ita Nai hau Maromak

10 .Mai Mai Nai Jesus

Mai, mai Nai Jesus,
mai Nai ami hein Ita.
Mai, mai Nai Jesus
Lalais hiit an mai

Rai nee mate malirin;
Ami klamar lakon nia manas
Maun alin la hadomi
Rai nee laiha domin

Mundu nee iha nakukun
Kuran dame, kuran naroman
Ema tomak buka tau neon
Buka fiat Ita boot

Comunidade Timorense em Portugal,
28 De Novembro de 2009

sábado, 14 de novembro de 2009

Protect me Lord

My God, You are marvellous,
only through the joy of my soul can I express my Love to You.
You have made me happy when my tears of joy have expressed my spiritual emotions.
Allow me to lose my individuality in You,
to penetrate profoundly in Your Infinite Being.
Allow me to be One with You.

Lord,
Live in me always,
grow in me,
support me with Your Strength,
do not forsake me.
Take command of all my actions,
manifest Your Presence through Your servant,
who lives in You,
for You,
through You and always with You.

Protect me Lord; make me a fort,
impenetrable by sin; make me a soldier,
apostle and bearer of Your Divine Word.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Deixo-vos a MINHA paz...dou-vos a MINHA paz. Não como a dá o mundo ...» (Jo.14,27)

Que Cristo Rei continue a reinar de cada coração de todos os timorenses nas suas vidas e nas suas actividades de cada dia
Senhor, fazei-nos o INSTRUMENTO da VOSSA paz.

Que todos os jovens timorenses um só coração e uma só alma para reconstruir o nosso país segunda a Vontade de Deus.

Queridos jovens, hoje celebramos o dia Nacional de Juventude Timor Leste, quero saudar vos;
MUITOS PARABENS E MUITAS FELICIDADES.
Futuro de Timor Leste esta nas vossas mãos.
Agradecemos a Deus pelo Dom da Independência e que nós sejamos capeces de transmitir a paz para todos que vivam e trabalham ao nosso lado.
Procuramos de reconcialiar com os outros, e diga que a Paz esteja connosco, hoje e para sempre.

A paz é um Dom de Deus, do Amor e da Paz. (2 Cor. 13,11)

O Senhor da paz vos conceda a paz. (2 Tes.3,16...)

Que nós levamos o Amor.

Deus é Amor. Vida transmite vida, Amor comunica Amor.

Deus Amor ama-nos dum amor rigorosamente gratuito, desdobrado em benefícios mil de que dão testemunho a Criação inteira e toda a História da Salvação em Cristo.

Deus ama-nos com mais ternura do que um pai, com mais activa solicitude do que mãe.

Senhor, que eu leve o amor...

The Santa Cruz Massacre, November 12, 1991

On November 12, 1991, Indonesian troops fired upon a peaceful memorial procession to a cemetery in Dili, East Timor that had turned into a pro-independence demonstration. More than 271 East Timorese were killed that day at the Santa Cruz cemetery or in hospitals soon after. An equal number were disappeared and are believed dead. This massacre, unlike many others which occurred during the course of Indonesia's U.S.-backed occupation, was filmed and photographed by international journalists. Amy Goodman and Allan Nairn, two U.S. reporters, were beaten during the massacre.
The Santa Cruz Massacre sparked the international solidarity movement for East Timor, including the founding of the East Timor Action Network, and was the catalyst for congressional action to stem the flow of U.S. weapons and other military assistance for Indonesia’s brutal security forces. Ali Alatas, former foreign minister of Indonesia, called the massacre a "turning point," which set in motion the events leading to East Timor's coming independence.
The people of East Timor now have their freedom and are an independent nation, but they have yet to see justice for decades human rights crimes inflicted on their people and country by the Indonesian military.
Casualties of the November 12, 1991 Massacre at Santa Cruz Cemetery in Dili, East Timor
The attached lists were compiled by the Portuguese solidarity group "A Paz e Possivel em Timor-Leste" (Peace is Possible in East Timor). It was published in leading Portuguese newspapers in November, 1992.
Jose Ramos-Horta described how the data was obtained:
"... has been compiled by 12 teams of East Timorese students, school teachers, priests, nuns, nurses, paramedics, hospital staff, workers a the morgues, totaling 72 researchers, working round the clock for three months, interviewing household members in each "bairro," immediately after 12 November 1991.

The preliminary report reached Lisbon in February and was handed over to two specialist groups in Portugal that have been investigating human rights abuses in East Timor for more than 10 years. A copy was channeled to Amnesty International for independent verification.
It took six months for mass of the detailed information sent from East Timor to be processed and analyzed. The researchers took extreme care in double-checking each piece of information."

18º Aniversário do Massacre de Santa Cruz - Timor,12 Novembro de 1991-12 Novembro de 2009











Assinala-se hoje o 18º Aniversário do ‘Massacre de Santa Cruz’, ocorrido em 12 de Novembro, em Díli.

A força das imagens captadas por Max Sthall , e depois difundidas mundialmente por todas as cadeias de televisão, deu a conhecer ao mundo as atrocidades que a Indonésia cometia, impunemente, sobre os naturais da antiga Colónia Portuguesa, invadida pela Indonésia em Dezembro de 1975, que passou a considerar Timor como a sua 27ª província.

Foi a partir deste, tristemente célebre, acontecimento que Timor atraiu sobre si a atenção da comunidade internacional, acordou as consciências, e fez com que a Luta dos timorenses pela libertação da Indonésia passasse a constar da agenda mediática de muitos países e activistas, lembrando ainda à ONU o ‘problema’ de Timor.

Sem a difusão maciça daquelas imagens, o mundo continuaria a ignorar o genocídio que vinha sendo cometido sobre os timorenses, desde 1975, e que se prolongaria ainda até Setembro de 1999, após a realização do Referendo pela auto-determinação e subsequente intervenção das forças da ONU (Interfet) para fazer cessar a violenta retaliação das forças indonésias face ao resultado do referendo – esmagadora maioria da votação a favor da libertação da Indonésia.

O Presidente da República e o Primeiro-Ministro de Timor-Leste estiveram hoje no cemitério de Santa Cruz, para prestar homenagem às vítimas do massacre, cuja verdadeira dimensão ainda hoje se desconhece, embora vulgarmente sejam apontados mais de 200 mortos e muitos feridos e desaparecidos.

Fonte: Arquivo & Museu da Resistência Timorense
Aqui fica também a minha singela homenagem aos massacrados de Santa Cruz e, igualmente, a todos os que, ao longo de 24 anos, lutaram e deram a vida pela libertação de Timor.

Publicada por LenaLorosae em 23:08
Etiquetas: 12 Novembro 1991, Massacre de Santa Cruz, Max Sthall, timor-leste

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TEM PIEDADE DE NÓS (lC., 17,11...)

Vieram ao encontro Dele dez leprosos e diaziam: Jesus, tem piedade de nós...)
Nem a lepra resiste à voz de Cristo.
Nada há que impeça o encontro com Cristo a não ser a decisão de se encerrar em si próprio.
Os leprosos reconheçam o seu mal e apresentam-se ao Senhor, implorando a cura. Todos os milagres realizados por Cristo têm significado a Salvação. Orar com humildade e com confiança é a chave para encontrar o Senhor.
As respostas de Jesus não são como nos agradaria mas sim como nós convém. Jesus quer que apenas nos outros O encontremos.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Let Me Live in your heart


You shall love the Lord your God with all your heart, with all your mind, with all your soul (Matthew 10:37-42)
True love will be rewarded,
and even if you give a cup of water in my name
your will have your reward.
Love grows when love is given,
I am love,
so let me live in your heart
and give my love to everyone.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Senhor é o nosso Deus

O Senhor é a minha força
e a minha coragem
Ele é o meu Salvador

O Senhor é o nosso Deus
Ele fez brilhar sobre nós a sua Luz

Dai graças ao Senhor porque Ele é bom
porque é eterna a sua misericordia

(Sal. 117)

Pergilah ke Seluruh Dunia untuk Mewartakan Kabar Gembira...

KassihNya begitu dalam bagaikan samudera lautan
(Sr. Yuvensia, SSpS, Pater Markus Solo, SVD, Sr. Yuliana Mamuk, SSpS dan Sr. Ma. Mendes, SSpS, foto bersama di saat mengikuti pertemuan Justice and Peace dari SVD/SSpS seluruh Eropa di Slovakia-Nitra, pada thn 2008)
Mereka diutus oleh Yesus yang adalah Kasih
untuk menjadi abdi-abdiNya untuk meneruskan Kasih itu kepada semua orang
Mereka katakan "YA" kepada DIA untuk mengabdikan diri tampa pamrih
Mereka berlangkah maju dengan pasti
karena DIA adalah Setia dalam suka maupun duka
Mereka memberi diri seutunya kepada misi di mana mereka diutus
Di sana DIA telah menyiapkan segala galanya untuk mereka
Dalam mewartakan Sabda Allah
selalu diwrnai dengan suka maupun duka
namun mereka percaya dan yakin bahwa
mereka tidak berjalan sendirian
Dalam situaisi apa saja dan di mana saja mereka diutus
Mereka mampu berkata kepada semua orang
bahwa DIA ADA dan HADIR bersama mereka
Mereka telah merasakan kasihNya
yang begitu besar dan dalam
bagaikan samudera lautan yang luas
yang tak dapat dipahami oleh siapapun
Semoga kau dan aku
tetap setia kepada DIA
yang telah mengutus kita
untuk memberi kesaksian
kepada dunia bahwa hanya dalam Dia
ada kebenaran...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Amor que Deus nos tem é Maior...


Tendo perdido uma (das cem ovelhas), deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da transviada até a encontrar…(Lc, 15, 4)

Por uma só ovelha o Bom Pastor sai em sua busca, preocupando-se mais com ela do que com as outras. Cristo está apaixonado por cada um de nós. O que significa para Cristo perder uma ovelha!

Quando nós afastamos d´Ele, é uma tragédia para o Seu Coração. Por isso Ele nos procura como se Lhe faltasse alguém muito íntimo. Cristo não descansa até nós encontrar. Envia-nos o exemplo de alguém , o conselho dum sacerdote.

Sabemos que o amor que Deus nos tem é maior que os nossos erros, Ele nunca nos deixa sozinhos. Quando nos perdemos Ele deixa tudo e vem à nossa procura.

domingo, 1 de novembro de 2009

FELIZES OS QUE AMAM O SENHOR


Felizes os que dão um rosto a Jesus, espalhando o seu amor no mundo
Felizes os que dão as mãos a Jesus, fazendo bem aos irmãos
Felizes os que dão a boca a Jesus, defendendo os pobres
Felizes os que dão os olhos a Jesus, olhando com bondade os irmãos
Felizes os que dão os ouvidos a Jesus, fazendo escutando quem precisa que o ouçam
Felizes os que dão o coração a Jesus, fazendo do amor a lei da sua vida
Felizes os que dão os pés a Jesus, indo ao encontro de quem vive só
Felizes os que reflectem na sua vida a beleza e a santidade de Jesus Cristo

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FALECEU O PE. LUÍS KONDOR, SVD


Sacerdote ficou na história da Igreja em Portugal como vice-postulador da Causa da Canonização dos Pastorinhos de Fátima

Faleceu esta Quarta-feira, dia 28 de Outubro, em Fátima, o Padre Luís Kondor, Vice-Postulador da Causa da Canonização dos Pastorinhos de Fátima.

O corpo estará a partir das 18h00, em câmara ardente, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. A celebração das exéquias será na sexta-feira, dia 30, às 11:00h, na Basílica do Santuário de Fátima e o sepultamento será no cemitério de Fátima.
O P. Luís Kondor era membro da Congregação do Verbo Divino. Nasceu a 22 de Junho de 1928 em Csikvánd, na Hungria. Entre 1934 e 1939 frequenta a escola primária na sua terra.
Em 1940 entra para o internato dos Padres Beneditinos, de Gyor; posteriormente passa para o internato dos Padres Cistercienses, em Székesfehérvár. Terminou o liceu em 1944, já depois da entrada dos russos na Hungria.

A 20 de Agosto de 1946, com 18 anos de idade, entra na Congregação do Verbo Divino. Fez os primeiros votos a 08.09.1948 e começou os estudos de filosofia, ainda na Hungria.
Em Janeiro de 1949, por ordem do seu superior, fugiu para a Áustria, primeiro para Mödling e depois para Salzburg. Tendo sido também a Áustria invadida pelos russos, a 12.06.1950 refugiou-se, por ordem dos superiores, na Alemanha.

Foi ordenado presbítero a 28.08.1953, em St Augustin, na Alemanha.
Em 1954 foi enviado para Fátima, Portugal, onde chegou a 19 de Novembro desse ano.
Foi nomeado vice-prefeito do Seminário da sua congregação, cargo que exerceu durante 4 anos, dedicando-se também à pastoral vocacional na zona Norte de Portugal.

Em 08.07.1956 encontrou a Irmã Lúcia pela primeira vez; foi o primeiro de numerosos encontros ao longo dos anos (posteriormente, como Vice-Postulador terá licença para a poder visitar).

Em 1960 acompanhou D. João Pereira Venâncio, Bispo de Leiria, numa viagem de dois meses a vários países europeus. Depois desta viagem, a pedido do Bispo, ficou a trabalhar a meio tempo com o Bispo e a meio tempo no Seminário do Verbo Divino.
No Natal de 1960 foi-lhe atribuído o cargo de Vice-Postulador dos Pastorinhos, lugar que ocupou até à sua morte.

Vida dedicada a Fátima

Em 1963 começou a publicar um boletim em sete línguas destinado a tornar conhecida a vida dos dois Pastorinhos e a relatar o andamento dos processos de beatificação. Para divulgação da fama de santidade dos Pastorinhos, o Bispo da diocese confiou-lhe a edição do livro «Memórias da Irmã Lúcia», que fez traduzir em diversas línguas e enviou para todos os continentes, incluindo os países sob o regime comunista.

Durante muitos anos conseguiu enviar com êxito, embora de maneira oculta, não só literatura sobre Fátima, mas também imagens de Nossa Senhora de Fátima para diferentes lugares da cortina de ferro.

Dedicou-se a diversas obras: em 1956 a construção do Monumento dos Valinhos, em 1959 a imagem de Santo Estêvão que se encontra na Basílica; de 1960 a 1965 colabora com D. João Pereira Venâncio na construção do Seminário Diocesano de Leiria, do Colégio S. Miguel e do Colégio da Marinha Grande; em 1964 a construção da Via Sacra e Capela do Calvário; de 1974-1997 colaborou na transferência de ajudas financeiras da Weltkirche-Köln para dioceses, conventos, casas sacerdotais, paróquias e casas sociais em Portugal; de 1974-1997 colaborou com o Europäischer Hilfsfound das Conferências Episcopais da Áustria, Alemanha e da Suíça, no apoio a dioceses portuguesas; em 1979 a Construção da nova Casa Episcopal de Leiria; de 1975-1985 colaborou na construção dos novos Carmelos de Patacão (Faro), Bom Jesus (Braga) e São Bernardo (Aveiro).

Durante muitos anos, colaborou como intermediário entre instituições da Igreja alemã e obras nas dioceses Portuguesas. Entre os muitos apoios que consegue para a Igreja católica portuguesa, destaca-se: reconstrução de várias igrejas nos Açores, após o grande sismo de 1.01.1980.
Em 2000, com o apoio do Cardeal Meisner de Colónia, conseguiu que o Papa João Paulo II viesse a Fátima, em 13 de Maio de 2000 beatificar os Pastorinhos, mesmo depois de já ter sido anunciada publicamente a beatificação em Roma.

A 15 de Novembro de 2004 recebeu o processo canónico da cura milagrosa atribuída aos beatos Francisco e Jacinta, que entregou em Roma, na Congregação para as Causas dos Santos.
Em Março de 2004, foi homenageado pela “Fundação Ajuda à Igreja que Sofre” comemorando os seus 50 anos de Padre e de presença em Portugal.

Em 18 de Janeiro de 2006 recebeu a insígnia da Ordem de Comendador, atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Testemunho

Por ocasião da celebração das bodas de ouro sacerdotais diz o seguinte:
“Desde a minha infância que desejo ser sacerdote. Os meus pais enviaram-me para um colégio rigoroso, para fazer de mim um homem... Com 18 anos entrei na Congregaçăo do Verbo Divino, para me tornar missionário. Para isso, tive que deixar a minha pátria, e com 25 anos fui ordenado sacerdote. Desde então, passaram 50 anos. Se hoje olhar para trás e me recordar destes anos da minha vida, posso-vos assegurar que sou feliz na minha vocação, e testemunhar que vale a pena dedicar-se e entregar-se a Jesus Cristo, e trabalhar pela dilatação do Reino de Deus.

Como é visível do itinerário da sua vida e obra, a divulgação daMensagem de Fátima e a Igreja em Portugal muito devem à acção deste zeloso sacerdote, que encomendamos à misericórdia divina.

O Bispo de Leiria-Fátima, ao mesmo tempo que anuncia a morte do P. Luís Kondor, dá graças a Deus pelo dom que foi este sacerdote.

P. Jorge Guarda, Vigário Geral

Que Deus abençoe todos que estejam longe da sua Pátria


Vêm com alegria

Vêm com alegria, Senhor,
Cantando vêm com alegria, Senhor,
Os que caminham pela vida, Senhor,
Semeando a Tua paz e amor. (bis)

Vêm trazendo a esperança
Ao mundo coberto de ansiedade,
Ao mundo que procura e não encontra
Caminhos de amor e amizade.

Acto Penitencial

Oh Nai, oh Nai sadia ami
Oh Nai sadia ami

Oh Kristu oh Kristu sadia ami
Oh Kristu sadia ami

Oh Nai, oh Nai sadia ami
Oh Nai sadia ami

Aleluia

Moris susar é diak, aleluia
Tuir Jesus ukun fuan, aleluia
Metin ba Nai Jesus, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia

Ofertório-Simu Nai

Simu Nai,
paun no tua santu nudar sakrifisiu Kristu laran luak (2x)

Simu ba hau Nai, hau nia presente
Paun no tua santu iha hau nia fatin

Santu

Santu, Santu Maromak
Santu Nai Maromak kbiit Nain

Lalehan no rai, haklaken
Ita Boot nia gloria, hosana leten as
ba

Diak tebes ida be mai
Hodi Nai nia naran hosana (bis)

Como o Senhor nos amou

1.Como o Senhor nos amou
Jamais alguém pode amar
Pelo caminho da justiça nos ensina a caminhar.
Quando estamos reunidos e partilhamos seu pão.
Ele nos dá o seu amor e a sua paz

É o meu Corpo tomai e comei
É o meu sangue tomai e bebei
Porque eu sou a vida, porque eu sou amor.
O Senhor faz nos viver no teu amor
2. Como o Senhor nos amou já mais alguém pode amar.
Em tudo o que nos ligou manifestou seu amor
Quem comer a minha carne e beber o meu sangue.
Permanecerá em Mim e Eu nele

4.Como o Senhor nos amou já mais alguém pode amar.
Reuniu os homens todos na justiça e na verdade.
Quem no mundo quer amar é um membro do Seu Corpo.
Nada pode separar do seu amor

5.Glória ao Pai que nos criou glória ao Filho Redentor.
Glória ao Espírito da vida, que nos dá o seu amor.
Unidos por este pão que seu poder transformou.
Demos graças ao Senhor que nos salvou.

Ave Maria

Ave, ave Maria. (3x)

O Inan doben laran luak
Ohin ami mai halibur
Iha Ita nia futar oin
Atu hamulak ba Ita