quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Eu Sou a Ressurreição e a Vida.

 Teofilo Maia de Deus
*21.09.1943
+07.09.2016

VIGÍLIA DA ORAÇÃO DO CORPO PRESESNTE

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

Todos se benzem e respondem: Amen.
 Bendigamos ao Senhor, que, pela ressurreição de seu Filho, nos fez renascer para uma esperança viva. R. Amen.

Irmãos: A vossa dor é bem natural, porque sentis a separação de uma pessoa querida. Em união com Cristo ressuscitado, reavivemos em nós o dom da fé e oremos pelo nosso irmão Teófilo Mais de Deus para que o Senhor lhe perdoe todos os pecados e lhe conceda a vida eterna.

Oremos também pelos membros da sua família, para que recebam a consolação das palavras de Jesus, que disse: “Vinde a Mim, todos vós que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei” (Mt 11, 28).

Salmo 129
Ant. A minha alma espera no Senhor.

Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor, *  Senhor, escutai a minha voz. Estejam os vossos ouvidos atentos * à voz da minha súplica.
Se tiverdes em conta as nossas faltas, *  Senhor, quem poderá salvar-se? Mas em Vós está o perdão, * para serdes temido com reverência.
Eu confio no Senhor, * a minha alma confia na sua palavra. A minha alma espera pelo Senhor, * mais do que as sentinelas pela aurora.
A minha alma espera no Senhor. Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor, * Senhor, escutai a minha voz.
Estejam os vossos ouvidos atentos *  à voz da minha súplica. Se tiverdes em conta as nossas faltas, * Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão, * para serdes temido com reverência.
 Eu confio no Senhor, * a minha alma confia na sua palavra. A minha alma espera pelo Senhor, * mais do que as sentinelas pela aurora.
 Mais do que as sentinelas pela aurora, * Israel espera pelo Senhor, porque no Senhor está a misericórdia * e com Ele abundante redenção.
Gloria ao Pai…..

Ant. A minha alma espera no Senhor.

Salmo 22 . Ant.  O Senhor é meu pastor: nada me falta.

* Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes * e reconforta a minha alma.
Ele me guia por sendas direitas, * por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, * não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo: † o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.
Para mim preparais a mesa, * à vista dos meus adversários; com óleo me perfumais a cabeça * e meu cálice transborda.
A bondade e a graça hão-de acompanhar-me, * todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor, * para todo o sempre.
Gloria ao Pai……

Ant.  O Senhor é meu pastor: nada me falta.

Oração

Deus, Pai de misericórdia,  escutai benignamente as nossas orações, para que, ao confessarmos a nossa fé na ressurreição do vosso Filho Unigénito, se confirme em nós a esperança da ressurreição do vosso servo Teófilo Maia de Deus.
 Por Cristo, nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na Unidade do Espírito Santo Amem

Preparai, Senhor, os nossos corações para ouvir a vossa palavra e fazei que ela seja para todos nós luz nas trevas, certeza de fé nas dúvidas e fonte inexaurível de mútua consolação e de esperança. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura I Lam 3, 17 -26

Oração: Pelo defunto e seus familiares em luto:

 Senhor Jesus Cristo, nosso Redentor, que voluntariamente Vos oferecestes à morte, para que todos os homens sejam salvos e passem da morte à vida, olhai com bondade para estes vossos servos que choram na sua dor e invocam a vossa clemência pelo seu querido defunto. Senhor, infinitamente santo e misericordioso, perdoai os seus pecados, Vós que, morrendo na cruz, abristes aos fiéis as portas da vida, e não permitais que este nosso irmão se separe de Vós, mas, para glória do vosso nome, acolhei-o na vossa morada de luz, de felicidade e de paz. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo, Amem

Salmo Responsorial Salmo 24 (25), 6 e 7.17-18.20-21 R.

T:  Para Vós, Senhor, elevo a minha alma.
L: Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias e das vossas graças que são eternas.
L: Lembrai-Vos de mim, segundo a vossa clemência, por causa da vossa bondade, Senhor.
L: Aliviai a angústia do meu coração e livrai-me dos meus tormentos. Vede a minha miséria e o meu tormento e perdoai todos os meus pecados.
L: Defendei a minha alma e livrai-me: não me envergonharei de ter confiado em Vós. A inocência e a rectidão me protejam, porque em Vós pus a minha esperança.
 Aleluia!  A nossa pátria está nos Céus. Donde esperamos o nosso Salvador!

Evangelho Mt 25,1-13 segundo S. Mateus

Breve reflexão…

Com a esperança posta na ressurreição e na vida eterna que em Cristo nos foi prometida, professemos agora a nossa fé: Dizem todos: Creio em um só Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras  e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só Baptismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir. Amen.

Rezemos por este nosso irmão Teofilo Mais de Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo, que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em Mim nunca morrerá”, e digamos com toda a confiança: Nós Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor.

1. Vós que chorastes pela morte de Lázaro, enxugai as nossas lágrimas. Oremos
 2. Vós que chamastes os mortos à vida, dai a vida eterna a este nosso irmão. Oremos
3. Vós que perdoastes na cruz ao bom ladrão e lhe prometestes o Paraíso, dignai - Vos perdoar e levar para o Céu este nosso irmão. Oremos
4. Vós que alimentastes este nosso irmão no sagrado banquete do vosso Corpo e Sangue, dignai - Vos admiti-lo à mesa do vosso reino. Oremos
5.  E a todos nós que choramos, com esta família, a morte do nosso irmão Teófilo Mais de Deus, dai-nos a consolação da fé e da esperança na vida eterna. Oremos
Unimos todas estas intenções e rezamos Pai Nosso…

Oração

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, humildemente Vos pedimos por este nosso irmão Teófilo Maia de Deus, perdoai-lhe as suas culpas e concedei-lhe o descanso eterno na paz da vossa presença, em companhia dos vossos Santos. Fazei que da escuridão da morte passe ao esplendor da vossa luz e viva convosco para sempre na glória do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.

A família do Sr. Teófilo de Deus, agradece a todos os amigos, familiares, conhecidos e, todas as pessoas que manifestaram o seu carinho, conforto e apoio, antes, durante e depois da perda do seu ente querido. BEM-HAJA A TODOS