quinta-feira, 1 de maio de 2014

DISCURSO DE DESPEDIDA DOS ESTAGIÁRIOS POLÍCIA JUDICIÁRIA

Exmo. Senhor Diretor da Polícia Judiciária de Lisboa, Dr. Carlos Farinha,
Exmo. Senhor Diretor do Departamento de Toxicologia da Polícia Judiciária de Lisboa, Dr. João Rodrigues,
Exma. Senhora Diretora de Escola da Polícia Judiciária de Loures, Dra. Carla Faloa e todos os professores e as professoras da mesma.
Todo o começo tem um fim. E todo o fim é um novo começo. É um ciclo imparável em todos os aspetos da nossa vida.
O grande poeta, Fernando Pessoa, escreveu: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” 
Intenso. Inexplicável. Incomparável. Assim foi esse tempo que eu próprio e os meus quatro colegas; João Henriques de Deus, Azevedo António da Costa Belo, Domingos Franklin Soares e  António Miguel da Costa,  sentimos da nossa estadia aqui em Portugal. Foi um período de tempo em que descobrimos, aprendemos, convivemos, sorrimos… , juntamente com os funcionários e professores vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que, acreditamos, permanecerão nas nossas memórias e nas nossas vidas, como uma marca muito profunda nos nossos corações.
Do fundo do nosso coração, queremos agradecer, em primeiro lugar, a Deus, pela sua graça que nos acompanhou ao longo destes três meses do nosso estágio.
Em seguida, agradecemos ao Estado Português que nos apoiou e continua a apoiar o desenvolvimento do nosso país, Timor Leste.
À Direção da Polícia Judiciária, obrigado pelo vosso acolhimento, pela vossa paciência, pelos vossos sacrifícios por nós, os cinco, ao longo destes meses do nosso estágio. 
Gostaríamos de enfatizar que este momento não é um momento de tristeza porque nos despedimos. Não; este é um momento de reflexão, de aceitação e de um novo desafio, de olharmos para a frente.
Não devíamos entristecer-nos porque as coisas acabaram, mas sim, agradecermos porque elas existiram. Aliás, nada acabou aqui; muito pelo contrário. Este é tão-somente o começo, o ponto de partida para continuarmos a nossa missão no nosso querido país, Timor Leste.
Chegou a nossa hora de mostrar serviços em Timor, o que recebemos aqui em Portugal. Chegou a hora e a vez de mostrar o nosso orgulho por termos feito o nosso estágio neste país amigo, Portugal. O que sentimos neste momento é um momento de orgulho, um acontecimento feliz e inesquecível, abrilhantado por momentos de profunda alegria e grandes esperanças para o futuro do nosso país.
Neste momento também queremos pedir desculpa a todos pelas nossas incompreensões, pelas nossas atitudes que provocaram algum desgosto da vossa parte. Mais uma vez “DESCULPEM”.
“Obrigado, a todos por estes três meses maravilhosos – pelas valiosas lições que aprendemos. Embora estejamos separados pela distância, nada vai diminuir o vosso importante papel que tiveram nas nossas vidas”…

Obrigado, Senhoras e Senhores. Não diremos adeus, mas sim, um “até qualquer dia!”

Bem Hajam e Muito Obrigado!.

Lisboa, 30.04.2014